O que é correto afirmar sobre a demografia?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 1 de março de 2023
4.3 / 5 10 votos

A demografia é uma ciência que versa pelo estudo das dinâmicas populacionais, logo, ela fornece importantes informações sobre as características de uma população de determinada localidade.

2) Demografia formal é o estudo de populações humanas em um determinado momento com relação ao tamanho, a distribuição e a estrutura da população. A demografia formal também analisa as mudanças que ocorrem na população ao longo do tempo, principalmente o crescimento populacional.

Tópicos deste artigo

  • Primeira fase: pré-transição demográfica.
  • Segunda fase: explosão demográfica.
  • Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional.
  • Quarta fase: estabilização da população.

Transição Demográfica: o que é, como funciona e fases!

  • Pré-transição.
  • Aceleração ou explosão demográfica.
  • Desaceleração demográfica.
  • Estabilização demográfica.

Algumas questões de pesquisa demográfica podem estar relacionadas a idade, etnia, sexo, estado civil, qualificações básicas, emprego, renda familiar e outros parâmetros familiares.

As características que assumem a mortalidade (óbitos), a natalidade (nascimentos) e a migração (mobilidade espacial da população) em uma realidade social específica, assim como a inter- relação entre esses fatores, constitui o que se denomina de dinâmica demográfica.

A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.

Também conhecida como Pré-Transição, a primeira fase da Transição Demográfica é marcada por elevadas taxas de natalidade e mortalidade, o que culminou em um pequeno crescimento populacional. Essa fase caracteriza populações que se concentram no meio rural, onde não há as facilidades da vida urbana.

O fato das sociedades terem mais acesso à saúde e qualidade de vida tornou a transição demográfica um processo natural. Contudo, mesmo que esse processo seja até esperado, também traz consequências. O envelhecimento da população é a principal consequência da finalização desse processo.

A demografia é uma ciência que, a partir da análise de dados e informações diversas, estuda as dinâmicas da população. A origem da demografia está atrelada à preocupação de especialistas em entender o comportamento da população mundial. A população é o número de indivíduos que ocupa um determinado espaço.

A transição demográfica é um processo caracterizado pela mudança nos padrões de crescimento de uma população e influenciado especialmente pela natalidade e pela mortalidade.

A transição demográfica refere-se às oscilações entre crescimento populacional, taxa de mortalidade, taxa de natalidade e a posterior estabilização desses índices.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica. As teorias demográficas explicam a evolução das populações.

As principais teorias demográficas são: a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a transição demográfica. Essas teorias são instrumentos utilizados para o crescimento da população. Entre os fatores considerados estão o crescimento natural ou vegetativo e a taxa de migração.

A demografia é uma área do conhecimento da Geografia, mais especificamente das aplicações de ciências sociais.

Estrutura demográfica é a classificação da população em grupos determinados e segundo certos critérios, tais como etnia (estrutura étnica), idade e sexo (estrutura etária) e ocupação profissional (população ativa e inativa).

Demografia do Brasil é um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características demográficas da população no território brasileiro.

São o conjunto de dados relativos a aspectos populacionais - idade, gênero, tamanho e tipo de família e classe econômica.