O que é correr a gira na Umbanda?

Perguntado por: omenezes3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A gira de umbanda acontece como parte de um ritual maior. Este grande ritual, também conhecido como culto de umbanda, acontece em terreiros de umbanda. Nestes terreiros, existem vários processos até o adentrar de fato à gira.

O movimento de rotação possui uma duração de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos, sendo essa duração de um dia na Terra. Assim, para ficar mais fácil, arrendondamos esse tempo para 24 horas.

Como é próprio dos rituais de possessão, na umbanda, a movimentação corporal se faz presente em termos de comunicação, pois por meio dela e da música, a entidade incorporada pelo médium se faz reconhecer (Rouget, 1980).

2 – Existe a necessidade de preparação para a Gira, assim 24 horas antes dos trabalhos mediúnicos os Médiuns não deverão ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica, comer carne de animais de sangue quente e tampouco manter relações sexuais.

Note que não é permitido qualquer tipo de remuneração por esses trabalhos espirituais. As vestes mais usadas nestas cerimônias são brancas, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias. Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

3. Postura dentro do terreiro. Este local não acomoda, conversas paralelas, vícios, comércio, futilidades, brincadeiras, fofocas e qualquer que seja o rumo que desvirtue do objetivo da gira: o encontro com Deus e sua manifestação. Acomode-se, silencie, sinta os aromas, envolva-se com as cores e a atmosfera do ambiente.

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.

“Na Umbanda, um médium pode incorporar um 'santo', ou orixá, que é uma divindade africana, ou uma 'entidade', que é um ente que já viveu em nosso plano”, descreve.

A música de Zeca Pagodinho fala sobre os altos e baixos da vida, sobretudo no campo financeiro, onde o indivíduo um dia está muito bem, vivendo de forma prospera, e no outro dia perde tudo de maneira muita rápida, assim como em uma roda gigante, que seria um termo metaforizado pela expressão "gira girou".

A GIRA COMEÇA AS 19:00 HORAS. Entrada PERMITIDA até às 20:00 horas. (Haverá cantina,HOT DOG).

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Quanto ao uso de cores, não há unanimidade nos Terreiros. Há Casas que pedem para que os umbandistas evitem usar preto e até vermelho em dias de Giras de Direita, reservando estas cores apenas para as Giras de Esquerda. Mas isso varia de Terreiro para Terreiro. Na dúvida, consulte sempre seu Pai ou Mãe de Santo.

  • Gira de Pretos-Velhos. - Toda segunda-feira; - Com início às 20h; ...
  • Gira de Caboclos. - Toda sexta-feira (exceto a primeira sexta-feira do mês); - Com início às 20h; ...
  • Gira de Exús e Pombagiras (Gira Grande) - Toda primeira sexta-feira do mês; - Com início às 20h;

Um dos banhos mais realizados é o de limpeza e descarrego. As ervas mais utilizadas para este caso são a arruda, o eucalipto, a sálvia, o manjericão, o cravo e o alecrim. Também é possível utilizar o sal grosso em conjunto, em alguns casos.

Você não pode estar fora de casa em certos horários, você tem que comer com a mão. Nos três meses, você não pode beijar, fazer sexo. ou ter qualquer tipo de relação com outra pessoa. ou com você mesmo.