O que é corrente tensão é resistência?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Estas três grandezas se referem à fenômenos relacionados aos elétrons, que são a base de toda a eletricidade! A corrente elétrica (Ampere) é o movimento ordenado dos elétrons, ou seja, sempre que um elétron se movimentar vai existir uma corrente elétrica por ali.

A resistência elétrica é a capacidade de um corpo de opor-se à corrente elétrica. Ela está ligada ao choque entre elétrons livres e átomos no interior dos condutores. A resistência elétrica é definida como a capacidade que um corpo tem de opor-se à passagem da corrente elétrica.

Os elétrons livres são estimulados a mover-se pelo condutor, o que gera a corrente elétrica por causa de uma diferença de potencial elétrico (ddp ou tensão elétrica) estabelecida entre as pontas do condutor.

A corrente elétrica é o fluxo de cargas elétricas motivado por uma diferença de potencial. A corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas, como os elétrons, que acontece no interior de diferentes materiais, em razão da aplicação de uma diferença de potencial elétrico.

Significado de Tensão
substantivo feminino Estado do que é ou se apresenta tenso, rijo, duro. [Medicina] Ato de distender ou de ser alvo de distensão (dilatação, estiramento): tensão muscular. Estado da pessoa preocupada, ansiosa, sobrecarregada física ou mentalmente.

Tensão, corrente e potênca: Potência
A potência é uma relação entre a corrente e a tensão. Quanto maior a corrente e a tensão, maior é a potência. Na verdade, a potência é a energia que é transferida através do movimento de elétrons em determinado tempo.

Note que, de forma geral, quanto maior a tensão aplicada, mais impulsionados serão os elétrons a se mover no condutor e, portanto, maior será a intensidade da corrente elétrica.

A função básica dos resistores é transformar energia elétrica em energia térmica. Em um circuito, eles podem ser utilizados para limitar a passagem de corrente elétrica e impedir que ela cause danos aos dispositivos eletrônicos.

A resistência elétrica consiste na capacidade do corpo de dificultar a passagem da corrente elétrica por um determinado percurso. Assim, quando a corrente elétrica passa por um condutor, há uma enorme quantidade de elétrons que se movem nessa estrutura.

Um resistor ou uma resistência é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.

Dessa maneira, os resistores ôhmicos ou lineares são aqueles que obedecem a primeira lei de ohm (R=U/I). A intensidade (i) da corrente elétrica é diretamente proporcional a sua diferença de potencial (ddp), chamada também de voltagem.

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Há três tipos de condutores:

  • Sólidos - caracterizado pelo movimento dos elétrons livres;
  • Líquidos - movimento de cargas positivas e negativas;
  • Gasosos - movimento de cátions e ânions.

Qual a diferença entre corrente contínua e alternada? A diferença entre a corrente contínua e a alternada é que, na corrente contínua os elétrons movem-se em um único sentido, já na alternada, os elétrons movem-se em diferentes direções.

Mas se os elétrons movem-se tão lentamente dentro dos meios condutores, o que causa uma ativação dos circuitos elétricos quase instantânea? O que acontece é que, ao pressionarmos o interruptor, o campo elétrico é formado no fio na velocidade da luz, cerca de 300.000 km/s.

Quando o fio é conectado a uma bateria ou à rede elétrica, aparece um campo elétrico dentro do fio que empurra as cargas, sobrepondo ao movimento aleatório um movimento ordenado dos elétrons ao longo do fio. Esse movimento orde- nado constitui uma corrente elétrica.

A medida de corrente elétrica
Para medir a corrente em um circuito elétrico deve-se ligar o amperímetro em série com o circuito. Contudo, esse aparelho possui em seu interior uma resistência elétrica, cujo valor deve ser acrescido à resistência do circuito ao realizar os cálculos.

Resumidamente, podemos dizer que a tensão elétrica é a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica. A diferença de potencial pode representar uma fonte de energia e pode representar uma perda de energia ou armazenamento, que chamamos de queda de tensão.

1 Ato ou efeito de resistir. 2 Capacidade que uma força tem de se opor a outra. 3 Capacidade que o ser humano tem de suportar a fome e a fadiga. 4 Defesa contra uma investida.