O que é Corinto na Bíblia?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Corinto era uma igreja carismática no sentido bíblico da palavra, ou seja, tinha os “carismas” do Espírito de Deus, os dons, através dos quais desenvolvia seu serviço prestando culto a Deus e cumprindo a sua missão neste mundo.

Elas eram tidas como prostitutas cultuais que serviam à deusa Afrodite. Era uma verdadeira mistura de “espiritualidade” com luxúria que se vivia no templo desta deusa. Muitas pessoas se referiam a Corinto como a cidade da fornicação e da prostituição.

Corinto hoje
Atualmente a cidade conta com cerca de 60 mil habitantes. Muito religiosa e serena, tem o turismo como principal fonte econômica. A Corinto que Paulo conhecia foi parcialmente destruída por um terremoto no ano de 521, e foi então totalmente devastada por outro em 1858.

Os membros da igreja primitiva que viviam em Corinto lidavam com muitos dos problemas que existem hoje, como desunião, falsos ensinamentos e imoralidade.

Paulo escreveu aos membros da Igreja em Corinto para ajudá-los com suas dúvidas e seus problemas e fortalecer os conversos que tinham dificuldades para abandonar suas antigas crenças e práticas.

A cidade surgiu na Era Neolítica, aproximadamente em 6 000 a.C. Existem várias versões sobre a fundação da cidade. Os coríntios da época de Pausânias (geógrafo) diziam que a cidade havia sido fundada por Corinto, filho de Zeus, e que Éfira, filha de Oceano, foi a primeira moradora da região (que se chamava Efireia).

Conhecida a nível mundial graças ao seu canal, Corinto é a cidade do Peloponeso que está mais perto da Grécia continental, perto de Atenas. A cidade atual, na qual não é necessário entrar, tem mais de 30.000 habitantes.

Resposta: Vem do Grego KORINTHOS, do Pelágico KAR-, “ponta, pico”.

Apolo era um homem destemido. Passou a pregar com valentia na sinagoga e a ortodoxia de sua doutrina – ainda que incompleta –, somada à coragem com que falava, fez com que ele se tornasse uma atração na cidade.

O livro de 2 Coríntios foi escrito para os membros da Igreja em Corinto. Enquanto Paulo estava na Macedônia durante sua terceira viagem missionária, Tito trouxe-lhe notícias de Corinto dizendo-lhe que uma carta anterior que ele tinha enviado foi bem recebida pelos santos lá (ver 2 Coríntios 7:6–13).

Paulo fala da excelência da caridade — A caridade, um amor puro, excede e supera quase todas as outras coisas. 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse acaridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

O apóstolo Paulo fez três viagens como missionário do Reino de Deus, passando por Corinto em todas elas, sendo que a primeira foi no ano 50, a segunda no ano 55 e a terceira no ano 56.

Segundo 1 Coríntios 3:6–7, quem é que muda o coração das pessoas e leva-as à conversão? Com esses versículos, aprendemos que podemos ajudar outras pessoas a aprender sobre o evangelho de Jesus Cristo, mas é pelo poder do Espírito Santo que elas são convertidas.

28 E a uns pôs Deus na igreja; primeiramente, aapóstolos; em segundo lugar, bprofetas; em terceiro, cmestres; depois, milagres; depois, dons de curar, socorros, dgovernos, variedades de línguas.

Em 18 meses, junto com outras pessoas como Priscila e Áquila, que já deviam estar lá antes dele, Paulo fundou e consolidou a comunidade de Corinto (1 Cor 3,6.10; At 18, 1-8), composta, na sua maioria, de gente pobre, sem muita instrução (1 Cor 1,26; 7,21; 11, 21-22).

A Segunda Carta aos Coríntios faz parte da interação entre Paulo e a comunidade cristã da Acaia e, ainda que com lacunas de informações acerca dos acontecimentos, mostra a atitude do apóstolo diante dos desafios enfrentados no relacionamento com os fiéis de Corinto (THRALL, 2004, p. 1).

Corinto era um rico centro comercial, abrigando uma população cosmopolita graças ao seu porto, que realizava um lucrativo comércio com a Ásia, além de ser um ponto de comunicação com a península itálica.

É mais fácil tomar decisões corretas quando o fazemos com bastante antecedência, tendo em mente metas de longo alcance; isso nos poupa de muita angústia [durante os momentos de decisão], quando estivermos cansados e as tentações forem extremamente difíceis.

É só o amor, é só o amor; Que conhece o que é verdade; O amor é bom, não quer o mal; Não sente inveja ou se envaidece. O amor é o fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer.

No itinerário de ida eles atravessaram Perge e pregaram somente em Antioquia da Psídia na sinagoga, conforme v. 13.13-14.

As palavras de Paulo em 2 Coríntios 12:10 são impressionantes, refletindo uma maturidade espiritual que poucos alcançam: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo.