O que é o coringa no baralho?

Perguntado por: lpaz3 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Curinga ou jóquer, também conhecido como coringa ou melé em algumas regiões, é a carta do baralho que, em certos jogos, muda de valor conforme a combinação de cartas que o jogador tem em mãos.

No Brasil, a palavra é bastante usada para a carta do baralho que muda de valor e combinação dependendo do local em que é colocada em um jogo. Mas também pode se referir a um bobo da corte: uma pessoa esperta, engraçada, sem escrúpulos e polivalente.

Contagem de pontos
Todas as cartas usadas para formação dos jogos, tanto da dupla que ganhou a partida como da dupla que perdeu, devem ser reunidas e contadas com a seguinte pontuação: Curinga – 20 pontos Ás – 15 pontos 2, 8, 9, 10, Valete, Dama, Rei – 10 pontos cada 3, 4, 5, 6, 7 – 5 pontos cada.

Baralho francês de 52 cartas
Para além destas 52 cartas, baralhos comerciais geralmente incluem dois coringas. Em muitos jogos, os coringas não são usados. Os coringas são geralmente distinguidos pela cor.

Coringa: Todas as versões em live-action do vilão do Batman, do pior ao melhor

  1. 1 - Heath Ledger.
  2. 2 - Joaquin Phoenix. ...
  3. 3 - Jack Nicholson. ...
  4. 4 - Cesar Romero. ...
  5. 5 - Cameron Monaghan. Onde apareceu: Gotham (2014-2019) ...
  6. 6 - Jared Leto. Onde apareceu: Esquadrão Suicida (2016) e Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) ...

O principal objetivo da brincadeira é formar uma quadra (quatro cartas iguais com naipes diferentes) e virá-las com a face para baixo na mesa de forma discreta. O último jogador que perceber, perde a rodada e começa a formar a palavra “burro”, letra por letra. Quem formá-la inteiramente perde o jogo.

Pessoa versátil, que desempenha diversas funções: 2 multifuncional, polivalente, versátil. Pessoa raquítica e feia: 3 coringa, enfezado, feio, magro, raquítico.

Em O Homem do Capuz Vermelho, Batman vai dar aula em uma universidade e conta um caso que ele não conseguiu resolver. Nele, um assaltante que o personagem perseguia em uma fábrica de baralhos caiu em um tonel com produtos químicos e sumiu. No final, revela-se que o criminoso era Coringa.

nome masculino e nome feminino
O mesmo que curinga.

Rei. O rei é, na maioria dos jogos de baralho, a segunda carta de maior valor, perdendo apenas para o ás. Há, entretanto, muitas situações em que o rei é considerado uma carta de média força, ou mesmo fraca, a exemplo do bastante popular jogo de truco.

Ao todo são 52 cartas, o mesmo número de semanas no ano. As doze cartas em sequência representam os meses. Já a divisão de cores, preto e vermelho, representam a noite e o dia respectivamente. Os diferentes naipes fazem associação às estações do ano: ouros (primavera), paus (verão), copas (outono), espadas (inverno).

Cada baralho produzido deve ser um baralho completo, ou seja, deve ter exatamente 52 cartas, compreendendo quatro naipes (Copas, Espadas, Ouros e Paus), com treze cartas em cada naipe (Ás, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Dama e Rei).

- Curinga: carta que pode substituir qualquer outra em uma sequência ou trinca. Só pode usar um por jogo. - Rodada: sequência de jogadas que ocorre até algum jogador bater. - Bater: combinar e baixar as nove ou as dez cartas da mão, formando trincas e/ou sequências.

Você pode jogar um Curinga na sua vez, mesmo que tenha outra carta que combine na mão. Se o Curinga for virado no começo da partida, a pessoa à esquerda daquele que distribuiu as cartas escolhe com qual cor o jogo deve começar.

Batida – É quando acabam as cartas de um jogador, sendo que este ou sua dupla já tenha pegado o morto. No caso de um jogo em que nenhum jogador tenha pegado o morto, só é possível bater quando os dois mortos virarem monte e as cartas da mão do jogador tenham acabado.