O que é corante natural de urucum?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

O pigmento do urucum é extraído da parte externa de suas sementes e é rico em carotenoides de coloração amarelo-alaranjado. Hoje, o corante de urucum é um dos mais importantes corantes naturais do Brasil, amplamente utilizado como pigmento na indústria alimentícia, cosmética, têxtil, entre outras.

Corantes naturais são corantes derivados de plantas, invertebrados, ou minerais. A maioria dos corantes naturais são corantes vegetais, feitos com partes de plantas—raízes, frutinhas, cascas de árvores, folhas, e madeira— e outras fonte biológicas, como fungos e líquens.

O colorau, um popular condimento alimentar, é o pó do urucum, também chamado de colorífico e falso açafrão, especialmente devido à sua forte cor vermelha. Ele é feito a partir da trituração das sementes do urucuzeiro – árvore típica das regiões tropicais da América do Sul.

Apesar doas poucas pesquisas em humanos sobre o consumo de colorau, estudos in vitro registraram atividade anticancerígena, antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, anticonvulsionante e ainda benefício na saúde ocular. A única contraindicação seria para indivíduos que possuem alergia.

Mas o que diferencia essas iguarias é que a páprica tem um sabor levemente adocicado devido à presença do óleo essencial contido nas cascas, já o colorau possui um gosto bem mais intenso devido à quantidade de capsaicina presente nele.

"Ainda não foram estabelecidos valores de recomendação para o consumo do urucum, então deve haver moderação no consumo", afirma a nutricionista. Além disso, pessoas que sofrem da Síndrome do Intestino Irritável (SII), gestantes e diabéticos também devem ficar atentos.

O colorífico é um corante natural que tem como base as sementes do Urucunzeiro, uma árvore de pequeno porte, muito comum no litoral e no Nordeste Brasileiro. É chamado também de Colorau. A palavra Urucum tem origem Tupi Guarani e significa vermelho.

Forma de uso: a semente de urucum seca e triturada é o tempero que conhecemos como colorau. Ele deve ser adicionado sempre antes ou durante a cocção. Com o que combina: suave e adocicado, ressalta os sabores de carnes, frangos e pescados de todos os tipos, sopas e ensopados.

Principais corantes naturais utilizados pela indústria

  • Urucum. O famoso corante de cor avermelhada já era utilizado no Brasil há séculos pelos indígenas. ...
  • Cúrcuma. A cúrcuma possui cores que vão do amarelo ao laranja-avermelhado. ...
  • Clorofila. ...
  • Betalaínas. ...
  • Antocianinas. ...
  • Carmim de cochonilha.

Muitos corantes naturais apresentam propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fazem bem para a saúde. Assim, podem prevenir e até mesmo auxiliar na cura de doenças. Além disso, dependendo do corante natural, podem ser aplicados diretamente no alimento ou bebida.

Para fazer o corante, bata uma xícara de beterraba ou framboesa com uma xícara de água no seu Liquidificador Diamond e coe. Este processo resultará em um líquido rosa ou vermelho que poderá ser usado na receita que desejar.

Urucum - Bixa orellana - Jardineiro.net.

Além disso, é bom evitar o excesso de colorau se você tem síndrome do intestino irritável, gastrite, refluxo ou diabetes. Mulheres grávidas ou lactantes também não devem exagerar na ingestão de condimentos devido à presença de sal.

Nomes populares: Urucu, colorau, urucuzeiro, açafroa-da-bahia, achiote, analto (Peru, México, Cuba, Argentina). Origem ou Habitat: América Tropical.

O colorau é um condimento feito a base de pimentão ou urucu, mas pode acentuar refluxo gastroesofágico e gastrite caso seja usado em excesso.

2 - Cúrcuma: Ou açafrão, como também é conhecido, é extraído da raiz da Cúrcuma Longa. O corante, amarelo-alaranjado, possui um sabor picante e amargo, além de uma fragrância suave. "A cúrcuma é um anti-inflamatório natural e também tem o papel de prevenir o câncer.

páprica

Você sabia que a páprica pode substituir o colorau?

Em Portugal e alguns outros países lusófonos, o termo "colorau" tradicionalmente designa a páprica (paprica, pimentão-doce), que consiste de pimentão avermelhado dessecado e moído.

Sua base pode variar conforme a região. Na Europa, por exemplo, é feito a partir do pimentão seco, já no Brasil se usa urucum com farinha de mandioca ou fubá de milho. A páprica, por sua vez, além de ser feita a partir da espécie Capsicum annuum, é mais concentrada e também contribui para dar sabor à comida.

É feita a partir da espécie Capsicum annuum. Ela se diferencia das demais variedades (doce e picante), pelo processo de produção. Enquanto as outras pápricas são desidratadas pelo calor, nesse caso o pimentão é desidratado sob a fumaça, adquirindo assim sabor e aroma especiais.

Na prática, isso significa que ele auxilia contra a diabetes e o colesterol, o envelhecimento precoce, possui efeito cicatrizante, fortalece os ossos, alivia dores de estômago e ajuda na cicatrização e na redução de peso.