O que é conviver com a sociedade?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Porém, conviver em sociedade não é algo tão simples, pois, refere-se à estruturação de um laço de convivência entre os indivíduos pertencentes a sociedade. A publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, trouxe à sociedade uma reflexão acerca da liberdade, igualdade e dignidade humana.

A convivência social permite que as crianças criem um sentimento de pertença a um grupo específico. Dessa forma, um grupo saudável de amigos aumenta o nível de conforto da criança com sua própria identidade que eleva a autoestima através de experiências emocionantes e divertidas.

Conviver é respeitar, aceitar, segurar a onda até onde for possível sempre com cortesia. Consideração também entra na busca constante da boa convivência, porque ela está na essência das boas maneiras, uma ferramenta primorosa para as relações entre as pessoas.

Devemos exercitar os valores relativos do respeito, otimismo, tolerância, calma, coragem, amabilidade, responsabilidade, ética, respeito à natureza, cooperação, solidariedade, justiça, entre outros que, alimentam o nosso caráter e guiam a nossa conduta.

No Brasil, tornou-se difícil conviver com as diferenças por vários motivos, mas, principalmente, porque vivemos em uma sociedade capitalista, uma sociedade estruturada para reproduzir a opressão, a discriminação, a violência social e negar a beleza e a importância do outro na nossa vida.

5 dicas para a Convivência Social?

  • Nao violência nos atos e atitudes;
  • Saber comunicar e interagir de acordo com o grupo;
  • Democracia, decidir em grupo;
  • Cuidados pessoais, higiene é tudo;
  • Cuidados sociais: respeitar o ambiente.

Aprender a conviver
Desenvolve-se o conhecimento sobre os outros, suas histórias, costumes, tradições e gostos. E é a partir dessa consciência que se pode pensar, por exemplo, em projetos em comum, sendo importante, também, para a diminuição de conflitos por divergências de opinião.

O convívio social traz muitas vantagens para a saúde mental e física dos indivíduos. O risco reduzido de depressão, demência e o alívio do estresse promovidos pela interação com outras pessoas melhora o estado de bem-estar e ajuda a prevenir doenças de modo geral, especialmente em pessoas com mais idade.

É por meio do contato com pessoas que fortalecemos a nossa inteligência emocional. Além disso, o relacionamento entre indivíduos ajuda na criação de uma rede de apoio, na formação de vínculos e na abertura de um espaço amplo para comunicação.

Boa leitura!

  1. Diagnostique seus valores. ...
  2. Fuja do que é superficial e performático. ...
  3. Desenvolva a empatia. ...
  4. Invista em educação. ...
  5. Nunca pare de aprender. ...
  6. Coloque as mãos na massa. ...
  7. Mantenha-se alerta. ...
  8. Corrija-se rapidamente.

Dirigir-se às pessoas com palavras educadas, como: por favor, com licença, obrigado, desculpe. Saudar as pessoas ao chegar e quando se retirar. Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade.

Estamos vivendo em uma época em que cada um quer impor o seu modo se comportar, de viver em sociedade. Estão se esquecendo de princípios básicos, que representam a base dos bons comportamentos sociais, como: respeito, cordialidade, saber ouvir etc.

O comportamento social pode ser entendido a partir da interação entre dois seres, resultando em atitudes que afetam, seja de maneira saudável ou não, o comportamento ou até mesmo a vida do outro.

Todo convívio familiar pressupõe uma relação de afeto e escuta, sendo extremamente importante porque gera laços duradouros. Quando não há essa relação, o convívio fica defasado, afetando a forma como os filhos aprendem a se relacionar socialmente, em especial sobre regras e condutas.

Tipos de valores sociais. Respeito, honestidade, amor, liberdade ou justiça são exemplos de valores sociais. Os valores sociais podem variar de um grupo para outro, de uma sociedade para outra, mas existem alguns que podem ser estendidos a todas as sociedades.

Pontuar que respeito, gentileza, compreensão, bom humor e empatia são virtudes e capacidades essenciais para um bom convívio é falar aquilo que todos já sabem.

Segundo o dicionário, viver é existir, ter vida, estar com vida, enquanto conviver é ter convivência, ter intimidade, viver com outrém. Pois bem, então convivência é a ação ou o efeito de conviver; é familiaridade, reunião de pessoas que convivem em harmonia.