O que é controle do corpo no basquetebol?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

– Controle do corpo: serve para realizar os movimentos do basquete e o objetivo é desenvolver noções de defesa e ataque. Esses movimentos são os seguintes: fintas, giros, correr de frente, correr na lateral, correr de costas, corridas com mudanças de direção e paradas bruscas.

Os fundamentos técnicos são: Controle do Corpo, Manejo de bola, Drible, Passe, Arremesso, Bandeja, Jump e Rebote.

5 fundamentos do basquete que você precisa conhecer

  • Passe. Um dos fundamentos mais conhecidos do basquete é o passe. ...
  • Drible. Corpo abaixado, joelhos flexionados, cabeça elevada. ...
  • Arremesso. É um dos fundamentos mais conhecidos do basquete, pois é por meio dele que a pontuação pode ser conquistada. ...
  • Rebote. ...
  • Lance livre.

Para se ter um bom controle de bola, é preciso trabalhar diariamente com exercícios técnicos. O objetivo é ter desenvoltura em ambas as mãos. Por isso, o ideal é praticar com duas bolas ao mesmo tempo, uma em cada mão.

Regra dos 5 segundos - Cada jogador dispõe de 5 segundos para repor a bola em jogo. Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário (garrafão), enquanto a sua equipa esteja de posse de bola.

O manejo de bola trabalha a recepção que é feita após um passe entre jogadores do mesmo time. Esse outro fundamento dá dinâmica ao esporte, pois faz o ataque avançar ou a defesa se desenvolver com a participação de mais de um atleta durante a partida.

Controle a bola com o peito do pé (onde os cadarços da chuteira estão) e, em seguida, domine-a com a sola do pé. Quando você conseguir fazer isso, coloque 4 cones no chão, a 5 metros de distância de você. Um à frente, um atrás, um à esquerda e um à direita. Jogue a bola para cima e use o peito do pé para controlá-la.

A dobra significa que o marcador do atacante com a bola permanece nele durante o bloqueio e quem marca o atacante que realiza o bloqueio abandona o seu marcador, os dois marcadores juntos tentam “encaixotar” o atacante com a bola, tentando surpreendê-lo e/ou roubando a bola.

A infração é marcada se você der mais de dois passos sem bater a bola. Para evitar isso, dê apenas dois passos sem driblar antes de passar ou dar um chute. Você tem direito a mais um passo se você já estiver com um pé no chão ao receber um passe.

Arremesso: fundamento primordial no basquete, o lançamento é a jogada em que o atleta arremessa a bola em direção à cesta com o objetivo de pontuar.

Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo.

A importância das habilidades motoras básicas em função da faixa etária em questão. Dessa forma, andar, correr, saltar e lançar são ações indispensáveis nessa fase do processo. Nas habilidades específicas, fica óbvio a necessidade de proporcionar ao aluno o aprendizado dos fundamentos do esporte praticado.

Faça sempre seus exercícios físicos e atividades do dia a dia com o máximo de atenção, foco e concentração em cada movimento. Assim, você estimulará a sua percepção e o seu olhar crítico sobre o corpo, o que ajuda a prevenir lesões e aumenta a sua qualidade de vida!

Dicas para um melhor equilíbrio corpo e mente

  1. Preocupe-se com a saúde. ...
  2. Se as palavras estão te sufocando é hora de se expressar. ...
  3. Direcione positivamente as emoções. ...
  4. Concentre-se em você ...
  5. Confie em você e em suas capacidades. ...
  6. Busque o autoconhecimento para encontrar equilíbrio.

Os dois principais sistemas que contribuem para a homeostase de um organismo (principais, pois todos os sistemas irão auxiliar de alguma forma para manter os níveis internos constantes) são o sistema endócrino e o sistema nervoso. O sistema nervoso capta qualquer informação de desequilíbrio vinda do organismo.

O basquete tradicional tem cinco posições: armador ou point guard, ala-armador ou shooting guard, ala ou small forward, ala-pivô ou power forward e pivô ou center.

Primeiramente, as faltas individuais ou pessoais. Essas faltas são infrações cometidas por um jogador ao bloquear, segurar, empurrar, agarrar um adversário. Na defesa, a marcação deve ser feita com o torso e os pés para evitar a marcação de faltas.