O que é controle de movimento?

Perguntado por: ifigueiroa7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Controle de movimento (ou controle motor) refere-se à capacidade do corpo de receber um estímulo do cérebro e executar a coordenação muscular adequada em resposta.

O controle da musculatura é realizado pelo sistema nervoso, sendo que a precisão de cada movimento pode ser maior ou menor de acordo com a quantidade de unidades motoras (motoneurônio e fibras musculares) envolvida na ação. Os movimentos podem ser divididos em três tipos: voluntário, automático e involuntário.

cerebelo

O cérebro preenche a maior parte do seu crânio. Ele está envolvido com as lembranças, resolução de problemas, pensamentos e sentimentos. Ele também controla os movimentos. O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro.

Cerebelo. Essa estrutura, situada na parte posterior e abaixo do cérebro, responde pelo controle motor. Ou seja, é o cerebelo que garante o equilíbrio, o tônus muscular e a coordenação de movimentos.

O sistema nervoso é o centro de controle de seu corpo, e ele regula tudo, inclusive as relações entre seus ossos e músculos que promovem a sustentação de seu corpo e permitem a sua movimentação.

As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar), de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio) e de manipulação (arremessar, chutar, pegar) (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013; RUDD et al., 2015), as habilidades também são ...

A terceira é a comparação do desempenho ou do resultado com o padrão. Aqui existem três categorias de controle: o pré-controle, o controle simultâneo e o controle por retroação.

Fase de movimentos especializados: esse é um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigentes.

A via descendente motora apresenta dois sistemas de controle: central e lateral.

O sistema nervoso é uma rede de comunicações que controla e coordena os músculos, órgãos e funções sensoriais que ocorrem dentro do nosso corpo. O sistema nervoso tem duas partes principais: O sistema nervoso central (SNC), constituído pelo cérebro e medula espinhal.

Em física, o movimento consiste numa mudança de posição de um corpo ou de um sistema, em relação ao tempo, quando medido por um dado observador num referencial determinado. Só se pode medir o movimento relativo. O movimento absoluto não possui significado.

Ao todo, o cérebro coordena o movimento de cerca de 600 músculos e 200 ossos. Cada parte da área motora responde por um tipo de movimento. E as partes do corpo que executam as ações mais delicadas ocupam a maior parte da área motora, como é o caso da boca e das mãos.

O principal órgão e centro do sistema nervoso é o cérebro, ele comanda todo o nosso corpo e por isso devemos cuidar muito bem dele.

Possui três funções gerais; (1) recebe informações sensitivas de estruturas cranianas e controla os músculos da cabeça; (2) contém circuitos nervosos que transmitem informações da medula espinhal até outras regiões encefálicas e, em direção contrária, do encéfalo para a medula espinhal (lado esquerdo do cérebro ...

O Sistema Nervoso integra as mensagens recebidas pelo corpo e coordena suas funções ou ações. É responsável pela maioria das funções de controle do organismo, como contrações musculares, funcionamento dos órgãos, movimentos cardiorrespiratórios, regulação da temperatura corpórea, entre outros.

Conforme foi descrito logo acima, se movimentar ajuda a melhorar todo o corpo. Desde o funcionamento dos órgãos, até a melhora das funções cognitivas e mentais. Sendo assim, esse movimento do corpo portanto tem um efeito preventivo para o aparecimento de diversas doenças.

Por que é importante se movimentar
Melhora o condicionamento cardiovascular. Melhora a saúde óssea. Reduz o risco de condições e doenças crônicas. Promove o equilíbrio energético e o controle de peso.

Movimentos do corpo humano implicam em mover uma parte do corpo humano de um local para outro. No que se refere especificamente ao movimento humano, para que essa ação ocorra, são envolvidos ossos, músculos e articulações para que qualquer movimento humano se desenrole.

As capacidades motoras são componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.

São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

Segundo o Portal da Educação, os cinco tipos são os seguintes:

  • Coordenação Motora Geral; ...
  • Coordenação Motora Específica; ...
  • Coordenação Motora Fina; ...
  • Coordenação Motora Grossa; ...
  • Atividades de coordenação motora para fazer em casa!