O que é contradição exemplos?

Perguntado por: ehipolito6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Por exemplo: o solteiro é casado. É impossível que essa afirmação seja verdadeira. Esses casos são chamados de contradições. São afirmações necessariamente falsas e não é necessário observar se algum solteiro para saber que o solteiro é casado é falso.

A contradição é um conceito central para que se compreenda o desenvolvimento dialético da filosofia de Hegel. Desde a Antiguidade é debatido pelos filósofos se a contradição seria ou não uma anomalia a ser combatida quando se pensa na possibilidade da constituição de um discurso acerca das coisas e qual o seu alcance.

Uma fórmula A é chamada de CONTRADIÇÃO se para qualquer valor de verdade de seus atomos a fórmula sempre assume valor F (Falso) . Uma fórmula P é chamada de TAUTOLOGIA se para qualquer valor de verdade de seus átomos a fórmula sempre assume valor V (Verdadeiro). Se uma fórmula A é TAUTOLOGIA então ~A é CONTRADIÇÃO.

Já a contradição se manifesta quando, na Sentença ou no Acórdão, são inseridas proposições inconciliáveis.

1 absurdo, antinomia, antítese, contraposição, contrassenso, contraste, discrepância, incoerência, incompatibilidade, incongruência, paradoxo.

A contradição social é fruto de uma divisão desigual do trabalho social entre duas classes sociais: os capitalistas, proprietários dos meios de produção e os trabalhadores, vendedores da força de trabalho.

Contraposição. Nesse tipo de argumento você irá contradizer uma ideia, por exemplo, afirmando como algo acontece e em seguida dizendo o porquê de não funcionar. Podem ser expostas duas perspectivas diferentes a respeito de um mesmo argumento, denotando um contraste de opiniões.

Princípio da não contradição
Esse princípio estabelece que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ou falsas, uma delas é verdadeira enquanto a outra é falsa. Por exemplo, as duas afirmações seguintes não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo: “X é Y” e “X não é Y”.

De acordo com a tradição, as leis da identidade, da não-contradição e do terceiro excluído constituem um conjunto de princípios lógicos aos quais deve ser atribuído o estatuto de leis do pensamento.

Segundo Marx, permanece aqui uma “oposição” e uma “colisão” entre a constituição e o poder legislativo. Essa colisão foi por ele compreendida como uma “contradição”, cuja forma de desenvolvimento e de resolução foram concebidas por Hegel como mudança gradual da constituição4 (MARX, 1982a, p. 59-60).

A contradição normalmente é uma conjunção. Contingência é uma proposição cujo valor lógico pode ser verdadeiro ou falso, ou seja, não é nem uma tautologia e nem uma contradição, é uma proposição indeterminada.

Resultado de tabelas de verdade
Ao contrário, se todas forem falsas, é uma contradição. Por fim, se houver pelo menos uma verdadeira e pelo menos uma falsa, diremos que é uma contingência.

Em filosofia e outras áreas das ciência humanas, diz-se que um argumento é tautológico quando se auto explica, de forma redundante. É a proposição que tem por sujeito e predicado um mesmo conceito, expresso ou não pelo mesmo termo. Por exemplo, dizer que “tudo o que é demais sobra” é uma afirmativa tautológica.

O primeiro deles é a contradição interna, que ocorre quanto a decisão possui elementos contraditórios entre si; enquanto a contradição externa é a contrariedade entre a decisão e outros elementos contidos...Embargos de declaração apoiados em contradição externa não podem prosperar, porquanto a contradição interna é a ...

Diz-se que há contradição quando se afirma e se nega simultaneamente algo sobre a mesma coisa. O princípio da contradição informa que duas proposições contraditórias não podem ser ambas falsas ou ambas verdadeiras ao mesmo tempo.

Os Embargos de Declaração, também chamados de Embargos Declaratórios, são uma espécie de recurso com a finalidade específica de esclarecer contradição ou omissão ocorrida em decisão proferida por juiz ou por órgão colegiado.

1- Princípio de identidade -> o que é é. 2- Princípio da não contradição -> o que é é e não pode ser outra coisa. 3- Princípio do terceiro excluído -> ou é ou não é, não há uma terceira possibilidade. 4- Princípio da razão suficiente ou da causalidade -> para tudo o que existe há uma explicação.

Incoerência, segundo o dicionário, é ausência ou inexistência de coerência. É incongruência ou contradição. É característica de uma pessoa incoerente, que fala uma coisa e faz outra completamente diferente.

Princípio da não contradição
Esse princípio estabelece que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ou falsas, uma delas é verdadeira enquanto a outra é falsa. Por exemplo, as duas afirmações seguintes não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo: “X é Y” e “X não é Y”. Ou é ou não é.

Significado de Condição
substantivo feminino Característica, aspecto ou essência que determina algo ou alguém: condição humana; condição financeira. Estado em que algo ou alguém se encontra: o carro está em boas condições; o doente está em péssimas condições.