O que é contaminação é quais os tipos?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

A contaminação química é caracterizada por ter compostos químicos ou toxinas que determinados microrganismos podem produzir e deixar no alimento. Por fim, a biológica se refere aos alimentos que contém microrganismos patogênicos, como animais venenosos, parasitas ou bactérias causadoras de doenças.

Tipos de contaminação de alimentos

  1. Contaminação biológica de alimentos. É a que acontece por causa de substâncias produzidas por organismos vivos, ou seja, humanos, roedores e microrganismos. ...
  2. Contaminação física de alimentos. ...
  3. Contaminação química de alimentos. ...
  4. Contaminação cruzada de alimentos.

Definição - O que é Contaminação
Introdução no meio ambiente (água, ar, solo ou alimentos) de organismos patogênicos, de substâncias tóxicas ou radioativas em concentrações nocivas à saúde dos seres humanos. É um caso particular de poluição.

Contaminação e infecção têm significados diferentes: contaminação é a transmissão de impurezas ou de elementos nocivos capazes de prejudicar a ação normal de um objeto. Infecção é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças.

Uma das maneiras mais fáceis de evitar contaminação e transmissão de vírus e bactérias é lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente antes e depois das refeições, antes e depois de usar o banheiro e ao chegar em casa.

Quando a contaminação cruzada se dá diretamente de um alimento contaminado para outro, é considerada “direta”, ao passo que a “indireta” está associada com a transferência de contaminantes a partir dos utensílios empregados na manipulação do alimento.

Contaminação Física: acontece quando algum corpo estranho entra em contato com os alimentos, tais como adornos dos manipuladores, material de utensílios, etc. Contaminação Química: ocorre quando existe o contato dos alimentos com produtos químicos, principalmente durante a limpeza do estabelecimento.

A transmissão de bactérias patogênicas, ou seja, que provocam doenças, pode se dar por meio da ingestão, inalação de gotículas de saliva contaminadas, através de fissuras ou ferimentos na pele, e até mesmo por contato sexual com pessoa infectada.

No caso direto, a contaminação se dá pelo contato dos alimentos com produtos mal higienizados, com a presença de bactérias do tipo salmonela, coliformes fecais etc., ou por vírus transmitidos através da saliva, do ar, alimento de origem animal contaminado (por exemplo, febre aftosa e gripe aviária), além da hepatite B ...

Os perigos FÍSICOS são pregos, parafusos, pedaços de VIDRO, lascas de madeira, pedras e outros objetos que possam cair no alimento e prejudicar a saúde do consumidor. Os perigos QUÍMICOS são provocados por desinfetantes, AGROTÓXICOS, inseticidas, entre outros. Os microrganismos podem causar uma INTOXICAÇÃO alimentar.

Na prática, ela se trata da transferência de microrganismos de uma pessoa, superfície ou objeto para outra pessoa, causando, assim, a transmissão de algum vírus ou bactéria.

3.5 – Contaminação: presença de substâncias ou agentes estranhos, de origem biológica, química ou física que sejam considerados nocivos ou não para saúde humana.

2 degradação, perversão, corrupção, destruição, alteração, depravação, poluição, impureza, mancha, nódoa.

Quais as principais vias de transmissão? É a horizontal, por meio do contato direto ou indireto, seja por meio de objetos contaminados ou perdigotos (gotículas contaminadas de saliva que são impelidas, geralmente pelo espirro ou mesmo tosse), pela água ou alimentos contaminados e por vetores animais.

Os tipos mais comuns de infecções são as infecções do trato urinário, infecção em feridas, pneumonia (infecção pulmonar) e infecções da corrente sanguínea, de acordo com a Consumer Reports.

Existem diversos tipos de infecções, que são nomeadas de acordo com o local acometido, por exemplo, infecção de garganta, de ouvido, infecções sexualmente transmissíveis, infecções hospitalares, urinárias, de pele, pneumonias, infecções de sangue, do coração, nos olhos, entre outras.

A contaminação química ocorre devido à presença de compostos químicos estranhos ou de toxinas produzidas por microrganismos nos alimentos. São considerados compostos químicos estranhos os inseticidas, os detergentes, os metais pesados, os medicamentos, os corantes e os aditivos (não autorizados) entre outros.

infecções causadas por bactérias
Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.