O que é consumo exemplo?

Perguntado por: srebelo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4 / 5 16 votos

Consumo é o ato de utilizar um produto ou serviço para satisfazer uma necessidade pessoal ou de um grupo. Desta maneira, a ação de comer, se vestir e até mesmo o lazer, são atos de consumo. Podemos consumir bens materiais de longa ou curta duração.

Tipos de consumo

  • Consumo essencial e supérfluo.
  • Consumo individual e coletivo.
  • Consumo privado e público.
  • Consumo final e intermédio.
  • Consumo sustentável.

O consumismo no Brasil
O país acompanha a tendência mundial do consumo em excesso. Há pesquisas que apontam que somente 24% dos consumidores se consideram conscientes em relação a seus próprios padrões de consumo.

Significado de Consumir
verbo transitivo direto Gastar; utilizar-se de alguma coisa: o televisor consumia muita energia: consumiu muito tempo naquele emprego. Ingerir; fazer a ingestão de algum alimento: consumia muitas vitaminas. Utilizar até o final: consumiu o xampu em algumas semanas.

O consumo corresponde à despesa suportada pelas famílias na aquisição de bens e serviços de vários tipos (alimentares, vestuário, calçado, automóveis, eletrodomésticos, serviços médicos, etc.) por forma a satisfazerem necessidades e maximizarem a sua utilidade.

5 tipos de consumidores que você precisa entender

  1. Iniciador. Aqui é quando a ideia da compra inicia. ...
  2. Influenciador. Por algum motivo ou outro, alguém foi o responsável por influenciar a decisão de compra da cliente. ...
  3. Decisor. Essa será a pessoa que vai dizer sim ou não. ...
  4. Comprador. ...
  5. Usuário.

Os 5 tipos de Consumidores no processo de compra

  1. Iniciador. Em um primeiro momento, há o Iniciador, esse tipo de consumidor é quem irá sugerir a ideia de comprar um produto ou serviço. ...
  2. Influenciador. ...
  3. Decisor. ...
  4. Comprador. ...
  5. Usuário.

O consumo refere-se à apropriação de algo com o objetivo de sanar uma necessidade inerente à sobrevivência. Já o consumismo se refere a um comportamento de consumo que extrapola a necessidade. O modelo de sociedade atual tem criado cada vez mais recursos de incentivo a esse comportamento consumista.

De acordo com pesquisa realizada pela NZN Intelligence, em agosto de 2022, 60,8% dos respondentes compram eletrônicos pelo e-commerce. Roupas, sapatos e acessórios aparecem em segundo lugar, com 42,4%, os eletrodomésticos vêm logo em seguida com 34,8%.

Consumo é identidade. Já o consumismo rompe essa relação de necessidade, o indivíduo está adquirindo algo que não precisa. O consumismo está veiculado ao gasto de produtos sem utilidade imediata, ou seja, supérfluos, como por exemplo: mais um sapato, um anel de ouro.

1 consumação, custo, despesa, dispêndio, gasto.

O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo.

Resposta verificada por especialistas
Precisamos consumir porque isso é uma ação que faz o dinheiro circular em nossa sociedade, dessa maneira, movimentando a economia. O preço baixo e a qualidade boa de produtos são fatores que nos incentivam a consumir.

Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo.

Medos e necessidades
Fatores ligados às questões psicológicas e emocionais podem impactar diretamente nos hábitos de compra dos consumidores, seja por um trauma, uma necessidade ou até mesmo por algum tipo de preconceito. Algumas pessoas, por exemplo, têm receio de fazer compras online e serem vítimas de alguma fraude.

Entende-se por sociedade de consumo a era contemporânea do capitalismo em que o crescimento econômico e a geração de lucro e riqueza encontram-se predominantemente pautados no crescimento da atividade comercial e, consequentemente, do consumo.