O que é considerado uma luxação?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

A luxação se refere à perda da congruência articular entre dois ossos. Em outras palavras, a articulação perde sua anatomia habitual porque um dos ossos se desarticula do outro movendo-se em outra direção. Os termos populares mais comuns para esta lesão são que a articulação “deslocou” ou “saiu do lugar”.

Sintomas da luxação
A luxação provoca uma dor muito intensa na articulação afetada e pode irradiar pelo membro ou região do corpo, em função de dano ao nervo. Outros sintomas que se manifestam são o inchaço, hematoma, limitação ou impossibilidade de movimentos e deformidade.

A torção, ou entorse, é a perda parcial da congruência articular. E a luxação é perda completa da congruência articular, seja ela de forma repentina ou duradoura”, resume o ortopedista Vinícius Magno.

A luxação se refere à perda da congruência articular entre dois ossos. Em outras palavras, a articulação perde sua anatomia habitual porque um dos ossos se desarticula do outro movendo-se em outra direção. Os termos populares mais comuns para esta lesão são que a articulação “deslocou” ou “saiu do lugar”.

A luxação glenoumeral é a mais frequente do corpo humano. Sendo geralmente luxações anteriores causadas por traumatismos, necessitando pronto atendimento e avaliação de lesões associadas através da história, exame físico e de imagem, visando à redução precoce para evitar ou minimizar sequelas futuras.

Aplicar gelo no local alivia a dor e reduz o edema e o hematoma. A luxação é bem mais grave. O osso se desloca da articulação. Nesse caso, a única coisa a fazer é chamar imediatamente de serviço de resgate (telefones 192 e 193) a fim de transportar o paciente para um local onde haja assistência médica especializada.

Às vezes, os nervos são distendidos, contundidos ou esmagados quando uma articulação sofre luxação. Um golpe direto pode machucar ou esmagar um nervo. O esmagamento causa mais danos do que a contusão. Essas lesões geralmente cicatrizam por si ao longo de semanas até meses a anos, dependendo da gravidade da lesão.

Muitas vezes as luxações podem ser mais graves que as fraturas, necessitando de intervenção imediata do ortopedista com tratamento cirúrgico”. – Contusão é o mecanismo do impacto. Uma pancada. “Um trauma direto no qual não ocorre lesão da pele nem fraturas.

O diagnóstico da luxação é feito pelo ortopedista através do exame físico para avaliar a deformidade, além da avaliação dos sintomas e do histórico de saúde ou de traumas ou quedas, por exemplo. Para confirmar o diagnóstico e verificar se há sinais de algum dano mais grave, o médico deve solicitar um exame de raio X.

Se a luxação é grave ou não é tratada a tempo, pode haver problemas permanentes, como dor persistente ou a morte celular de partes do osso ao redor da articulação.

Não tentar colocar a articulação no lugar
Quando ocorre uma luxação em qualquer articulação, é fundamental não tentar colocar a articulação no lugar por conta própria, pois pode causar complicações graves, como danos nos nervos, vasos sanguíneos ou infecção na articulação afetada.

Geralmente, a dor da luxação melhora quando a articulação é reposicionada. No entanto, caso a dor permaneça, o ortopedista pode indicar o uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, como paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno, por exemplo.

A luxação é uma lesão que atinge as articulações que ligam dois ou mais ossos, provocando um deslocamento dos mesmos. Já a contusão é motivada por um trauma em um ponto específico, lesionando tecidos e musculatura, com vermelhidão ou roxidão e dor no local.

As entorses de terceiro grau ocorrem quando o ligamento se rompe completamente. Este é o tipo mais grave de entorse e geralmente envolve uma dor intensa, inchaço, hematomas graves, perda de movimento e instabilidade articular.

Logo após o diagnóstico de luxação, o tratamento deve começar o quanto antes para evitar o risco de complicações como dano nos nervos ou vasos sanguíneos, rompimento dos tendões e músculos.

A Luxação e a Subluxação são o deslocamento repentino das extremidades dos ossos que formam uma articulação, como por exemplo, as articulações do tornozelo ou do ombro.

No caso da luxação, o ideal é ir diretamente a um hospital ou pronto-socorro. O tratamento inicial consiste em manter o local mobilizado, pois a movimentação pode causar danos ainda maiores. Além disso, indica-se a aplicação de gelo para diminuir as dores e inchaços.

Muitas luxações não causam problemas duradouros, mas algumas enfraquecem ou laceram os ligamentos e tendões que estabilizam a articulação. As articulações podem se tornar rígidas, e os músculos podem encurtar ou atrofiar quando uma articulação é imobilizada.

Melhor opção.
“O Meloxicam é considerado um AINEs seletivo Cicloxigenase-2 (COX-2), ou seja, agirá na COX que induz a ação dos mediadores inflamatórios, induzida após o trauma, não inibindo muito a COX fisiológica do organismo dos animais (COX-1).