O que é considerado um score baixo?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

de 0 a 300: muito baixo. É a faixa mais baixa e indica grande probabilidade de inadimplência. A chance de obter crédito é considerada muito baixa. de 301 a 500: baixo.

A única forma de aumentar a pontuação é pagar as contas em dia. Por isso, desconfie sempre de pessoas que pedem dinheiro em troca de serviços para aumentar o score. Isso não é possível nem permitido. Aliás, o Serasa Score é um sistema gratuito.

Pague as contas sempre em dia. Mantenha seu nome limpo. Atualize seus dados cadastrais na Serasa. Verifique se o Cadastro Positivo está ativo e atualizado.
...
8. Utilize o Cadastro Positivo a seu favor

  1. contas pagas (água, gás, luz, telefone fixo);
  2. compras com cartão;
  3. empréstimos, financiamentos e crediários.

de 501 a 700: bom. Essa faixa considera baixa probabilidade de inadimplência. Existe uma boa chance de conseguir crédito. de 701 a 1000: excelente.

Quanto mais dados sobre pagamentos feitos em dia no CPF, melhor para o Serasa Score. O cancelamento do Cadastro Positivo pode impactar negativamente a pontuação. Se o consumidor não tiver contratos de crédito ativos ou não usar cartão de crédito, por exemplo, também pode ter a pontuação mais baixa do que poderia.

É possível aumentar o score em 7 dias? Em primeiro lugar, é preciso destacar que não existe fórmula mágica para aumentar o score do CPF de uma pessoa. Por se tratar de uma avaliação de hábitos de consumo, os birôs de crédito avaliam essa pontuação ao longo do tempo, e não só de um momento isolado.

3 – O Score aumenta logo após o pagamento da dívida
O pagamento e a regularização das dívidas podem ajudar a pontuação, mas leva um tempo. Não existe "fórmula mágica" para aumentar o Serasa Score rápido. Por isso, quanto antes você quitar dívidas, melhor para a pontuação.

Segundo a Serasa, um score bom está entre 501 a 700, e um score excelente está entre 701 a 1.000. Mas partindo do princípio que as dívidas em aberto deixam a contagem menor, alguém com dívidas em aberto e um score de 600 tem essa pontuação considerada excelente.

O ideal é manter o Score o mais alto possível – acima de 500 pontos ele já é considerado bom. O fato é que, quanto mais alto o Score, maiores serão as chances de ter um financiamento aprovado, seja de moto, seja de carro.

Não existe uma data definitiva para a atualização do Score, o que há é a tendência de subida conforme mudanças positivas no comportamento financeiro. Por isso, é difícil definir com exatidão quanto tempo demora para aumentar o Score, pois pode acontecer a qualquer momento.

O método que funciona para aumentar o score no Serasa é ser um bom pagador, negociar e quitar suas dívidas em atraso, não “estourar” o limite do cartão e ter uma boa relação com o seu orçamento.

De jeito nenhum! Muito cuidado com esse tipo de proposta, pois a Serasa não realiza nenhum tipo de cobrança para aumento de pontuação. Não existe forma “milagrosa” para aumentar seu Score.

Vale ressaltar que os bancos podem consultar as suas informações em qualquer birô de crédito que tenham vínculo. Portanto, eles podem fazer a consulta no Serasa, Quod, no Boa Vista e SPC, mas é mais comum que essa consulta seja feita em apenas um birô.

0-300 pontos: Score baixo. 301-500 pontos: Score regular. 501-700 pontos: Score bom.

Os principais bancos que podem aprovar cartão de crédito com score baixo são: Banco Inter, Digio, Neon, Santander SX e BMG.

Por exemplo, quanto maior a frequência de consultas ao seu CPF para tirar um cartão de crédito, maior a chance de diminuir seu score. Ou seja, outra razão que pode diminuir seu score é a consulta excessiva ao seu CPF, que pode gerar um alerta aos bancos que concedem crédito.

Consultar o próprio CPF não afeta o Serasa Score. Você pode checar o Score quantas vezes quiser que isso não vai diminuir a pontuação.