O que é considerado um patrimônio?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

O conceito de patrimônio, na cultura ocidental moderna, de modo geral, se refere a uma gama de coisas, bens de grande valor para pessoas, comunidades ou nações ou para todo o conjunto da humanidade.

O patrimônio é composto por uma parte positiva, em que se situam os bens e os direitos; existe, também, a parte negativa, em que se situam as obrigações. Os bens, a entidade os possui de fato; por outro lado, quanto aos direitos, a entidade possui o direito de recebê-los em moeda.

Resumidamente, os bens patrimoniais são todos os itens de valor que uma organização possui. Entre esses itens podem ser considerados: maquinários, equipamentos, móveis, imóveis, dentre outros.

O patrimônio histórico representa os bens materiais ou naturais que possuem importância na história de determinada sociedade ou comunidade. Pode ser prédios, ruínas, estátuas, esculturas, templos, igrejas, praças, ou até mesmo parte de uma cidade, por exemplo, o centro histórico.

Como saber qual o seu patrimônio
A Receita divide o patrimônio em bens e direitos: Bens: dinheiro em espécie, saldo em conta bancária, imóveis, automóveis, barcos, aeronaves, joias e obras de arte; Direitos: ações, participações societárias em empresas, aplicações financeiras, fundos de previdência privadas.

Trabalhando com esses conceitos e visando facilitar o acesso ao conhecimento dos bens nacionais, a gestão do patrimônio é efetivada segundo as características de cada grupo: Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Arqueológico e Patrimônio Mundial.

Constitui patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expressão; II - os modos de criar, fazer e ...

IV – Patrimônio Natural: Os bens relativos ao meio ambiente e que podem ser classificados como culturais a partir do seu relacionamento com a sociedade. São eles as florestas, matas, lagoas, mangues, dunas, serras.

Patrimônio é a soma de todos os ativos de uma entidade. Patrimônio Líquido é a diferença entre os ativos e passivos. Como calcular o patrimônio líquido da empresa? O patrimônio líquido de uma empresa pode ser calculado subtraindo o ativo total do passivo total da empresa.

Integram o património cultural imóvel os bens imóveis que assumem relevância para a compreensão, permanência e construção da identidade nacional e para a democratização da cultura. São bens que constituem testemunhos com valor de civilização ou de cultura.

Os patrimônios privados pertencem às pessoas físicas e às empresas. Já os patrimônios públicos são bens coletivos que servem a toda comunidade. Entre eles estão as ruas, praças, parques, escolas e unidades de saúde, entre outros.

Os bens podem ser classificados em: móveis e imóveis, corpóreos e incorpóreos, fungíveis e infungíveis, consumíveis e inconsumíveis, divisíveis e indivisíveis, singulares e coletivos, comercializáveis ou fora do comércio, principais e acessórios, e públicos ou particulares.

O conceito de bens patrimoniais é relativamente simples, mas de grande importância do ponto de vista contábil, de gestão e também jurídico, como explicaremos aqui. Bens materiais são aqueles patrimônios da empresa que podem ser rentabilizados, isto é, transformados em dinheiro.

O patrimônio empresarial diz respeito a todo o conjunto de valores ativos e passivos que uma empresa tem em seu nome, ou seja, aos seus direitos e também às suas obrigações.

Naturais - monumentos naturais (formações físicas e biológicas) e sítios naturais (áreas de valor científico ou de beleza natural); Mistos - ao mesmo tempo excepcional valor natural e cultural. Atualmente, existem no mundo 936 patrimônios da humanidade, sendo 725 culturais, 183 naturais e 28 mistos.

“O conjunto de bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do país, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.

Brasília (DF) O conjunto urbanístico e arquitetônico de Brasília foi reconhecido como Patrimônio Mundial em 1987 em função da sua monumentalidade. A partir do Plano Piloto, um projeto de Lucio Costa, Brasília foi construída entre 1957 e 1960.

O patrimônio de uma pessoa está relacionado ao grupo de direitos, bens e obrigações que ela possui. Ele compõe duas partes: ativos e passivos.

Depósitos à vista e numerário. No caso do dinheiro mantido em espécie, basta informar o tipo e o valor da moeda. Já para declarar contas-correntes, no Brasil ou no exterior, é preciso informar a instituição financeira, a agência e o número da conta, além, é claro, dos valores.

Para que um bem possa ser considerado como Patrimônio Cultural Brasileiro, é preciso que ele seja inscrito, pelo Iphan, em um dos Livros do Tombo (bens materiais) ou nos Livros de Registro (bens imateriais).

São 7 áreas que ostentam o título no Brasil: Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, Anavilhanas, Pantanal, Áreas Protegidas do Cerrado (Chapada dos Veadeiros e das Emas), Mata Atlântica do Sudeste e Parque Nacional de Monte Pascoal.