O que é considerado um ficante?

Perguntado por: ulancastre . Última atualização: 27 de abril de 2023
4 / 5 14 votos

[Brasil, Informal] Pessoa que tem um relacionamento amoroso com outrem sem compromisso (ex.: teve alguns ficantes, mas nenhum namorado).

Diferença entre Crush e Ficante
paquera pretendente paixonite amado peguete paixão momentânea gostar de alguém love afim gostando refrigerante senpai crash boy magia ficante utt namoro amizade colorida namorico atração pessoa amada enloquecente paixoneta gostar mozão namorados mais...

O FICANTE. O Ficante é exatamente igual ao Peguete, com uma diferença: os encontros são programados. O casal marca de sair sozinho, já existe um grau mediano de intimidade. Aqui a relação sexual é praticamente uma certeza.

Para a maioria dos casais, o período “normal” é de um a três meses. Se, após sair com alguém por uma ou duas semanas, aquela dúvida de quando a conversa de “exclusividade” de relacionamento ocorre atormentar você, não se preocupe: muitos casais oficializam a relação após meses de encontros casuais.

Sem compromisso sério, o interesse físico predomina, quer pela beleza ou pela sensualidade. O ficar: é caracterizado pelo relacionamento onde os jovens possuem intimidade e proximidade, porém não existe envolvimento familiar e de certa forma, não requer compromisso sério. O namorar: ato de dar continuidade ao “ficar”.

O próprio termo "ficante" já entra no rol, com variações com "ficante fixo", "ficante fiel". Segundo o dicionário Michaelis, aliás, define como a "pessoa que fica com alguém por pouco tempo para fins amorosos, sem que haja comprometimento.

Substantivo masculino e/ou feminino. Diz-se daquela pessoa que mantém um relacionamento amaroso e/ou sexual ocasional e sem compromisso.

Em um artigo para o site Psychology Today, o psicólogo Seth Meyers apresenta a regra do “uma vez por semana”, que consiste basicamente na preservação da nova relação combatendo a tendência de apressar as coisas levado pela empolgação do momento.

Caso você repare algum dos 5 tópicos a seguir, pode ser que ele esteja apaixonado e a relação tenha futuro.

  1. Ele gosta de conversar com você ...
  2. Ele não tem vergonha de te admirar. ...
  3. Ele faz planos para o futuro. ...
  4. Você conhece a família dele. ...
  5. Ele está do seu lado também nas horas difíceis.

Ter um contatinho não significa, necessariamente, que você está saindo ou tem qualquer tipo de relacionamento, mas sim que tem alguém pela qual você nutre certo interesse. Podemos dizer que esse seria o primeiro nível da paquera, que pode evoluir para um ficante e, quem sabe, namorado.

Não há problema nenhum em não conversarem todos os dias.
Pode ser que o parceiro goste de mandar uma mensagem apenas dia sim, dia não — que é a frequência mais recomendada —, mas o contato também pode ocorrer mais ou menos vezes, de acordo com o que você preferir.

Confira: Conversante: aquela pessoa com quem você pode falar sobre tudo durante várias horas, que te trata superbem. Pode ser até que vocês já tenham ficado tempos atrás ou que exista uma chance de ficarem no futuro, mas no momento a intenção é apenas conversar.

A gente precisa ter um cuidado com essa frase “tratar ficante como ficante” porque ela pode reforçar esse nosso medo que a gente tem de demonstrar afeto. Tratar ficante como ficante não é dizer que eu não me importo.

Com sutileza, faça um elogio, brinque com alguma situação, retome algum assunto conversando no momento… Pequenos gestos que mostram o quão bacana a ficada foi para você. Isso deixará a pessoa mais segura para fazer o mesmo e quem sabe até propor um novo encontro.

A regra dos três meses está prevista em uma norma do antigo Ministério do Trabalho e foi criada para evitar fraudes como a demissão de um empregado para que ele receba recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou do seguro-desemprego, voltando a ser contratado logo depois.

Ficar é só troca de saliva. Beijar, é troca de sentimentos.

Quando alguém está namorando as conversas se tornam mais longas, a amizade se torna mais forte e vocês se respeitam muito mais. Quando se trata apenas de um ficar o contato é muito mais físico. Como o maior interesse está na beleza, ou seja, é físico não existe muito interesse por personalidade.

A principal diferença dessas duas formas de relacionamento é a liberdade que o ficar representa em relação ao namoro, mas isso não deve ser visto como algo ruim. Quando você está ficando com alguém, pelo fato de não ter compromisso, a fidelidade a uma única pessoa é algo que não existe.

O tempo de duração da fase costuma ser de alguns meses, mas pode chegar a um ano, dependendo do que vocês procuram.

Toca em você e demonstra carinho
Inclusive, o carinho é um sinal claro de que alguém está interessado em você. Ele vai querer segurar sua mão, abraçá-lo e estar fisicamente perto de você. Ele também vai querer fazer você se sentir especial, elogiando você e mostrando o quanto se importa.

Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. Ele se mostra curioso para as coisas que você está fazendo, para a sua vida, e até para o que você fez até o dia de hoje. Claro, daqui para frente, ele espera dividir o tempo futuro com você.