O que é considerado traição no casamento?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

A traição é o ato de ser infiel ao cônjuge ou parceiro. Normalmente, isso significa se envolver em relações sexuais ou românticas com outra pessoa que não seja o companheiro, assim quebrando o compromisso firmado entre os dois.

Traição emocional
Já um dos tipos de traição mais dramáticos, a infidelidade emocional ocorre quando uma pessoa, mesmo estando em um relacionamento, começa a ter sentimentos e a gerar um vínculo amoroso baseado na cumplicidade, confiança e intimidade com outra pessoa e faz isso de forma escondida.

“A traição é o rompimento de um acordo. Isso envolve a quebra de algo que foi combinado entre as pessoas envolvidas. Não quer dizer que a traição seja necessariamente sexual, ela pode ser financeira, moral, etc”, diz a psicóloga Renata Soifer Kraiser. “Não há uma regra para o que é o começo da traição.

De acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, (2001) uma das definições dadas para “traição” é, por analogia, “infidelidade no amor”. Já a palavra “infidelidade”, está definida mais precisamente como “falta de respeito, de fidelidade àquilo com que se deveria estar comprometido”.

Por fim, mulheres consideram imperdoáveis e não devem mesmo relevar qualquer tipo de agressão, física ou moral, partida de um homem. Abusos verbais, chantagens emocionais e violência não podem ter espaço dentro da relação.

Aqui estão algumas dicas interessantes que podem ser seguidas logo após descobrir a traição.

  1. 1) Basear em fatos concretos. ...
  2. 2) Confie na sua decisão. ...
  3. 3) Considere a fase do relacionamento. ...
  4. 4) Dê tempo ao tempo. ...
  5. 5) Não use o perdão como moeda de troca. ...
  6. 6) Busque terapia. ...
  7. Dica da especialista.

Qualquer característica de um relacionamento abusivo é pior que traição. "Os abusos nas relações não se restringem às agressões físicas. Violência verbal, proibições, humilhações e manipulação atingem muito o outro.

A infidelidade emocional ocorre quando, no casal, um dos dois troca momentos íntimos com outra pessoa, sempre e quando se envolve de forma emocional e quebre um acordo implícito ou explícito. Entre esses momentos íntimos podem estar as trocas de conteúdo emocional.

A infidelidade financeira ocorre quando um dos parceiros omite informações financeiras ou quando uma das partes não cumpre algo que foi acordado; saiba mais. Descubra abaixo características da infidelidade financeira e como evitá-la.

Apesar disso, o especialista garante que qualquer um dos indicadores acima mencionados é traição. "Não há volta a dar. Se beija alguém sem ser o seu companheiro, e não considera um ato de infidelidade, é um indicador de uma total falta de respeito pelo companheiro e pela relação".

Entre os pecados contra a castidade (adultério, pornografia, masturbação, prática homossexual etc.) está a fornicação, que é a realização do ato sexual entre um homem e uma mulher que não são casados entre si nem com outros.

O adúltero se arrepende, pede perdão, volta para a Igreja, confessa seus pecados. Já aquele que adultera, nunca se arrepende, está sempre traindo seu cônjuge. É um pecador contumaz.

Hora extra no trabalho. Na maioria das vezes, os primeiros sinais de traição no casamento são as horas extras no trabalho.

Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram. Em resumo: eles já têm o que precisam. Passar por um divórcio não é fácil.

O adultério (traição), previsto no artigo 240 do Código Penal Brasileiro, é um dos fortes motivos para a separação. O ato da traição caracteriza-se quando um dos cônjuges pratica um contato sexual, ou libidinoso (ato sem penetração) com outra pessoa, independente que seja casada ou não.

Provada a traição, a mulher ou o marido que traem perdem o direito a receber pensão. Se a traição se tornar pública e notória, o cônjuge traído poderá entrar na Justiça para pedir indenização por danos morais. O adultério não afeta a partilha dos bens, que deverá seguir o regime de casamento adotado entre os cônjuges.

É preciso falar muito sobre o assunto, de uma forma honesta, profunda e respeitosa, afirma o psicoterapeuta. Segundo ele, a comunicação é a chave para colocar o relacionamento em ordem. O parceiro que traiu precisa assumir a responsabilidade pelo ato.

Dói tanto que elas se sentem estilhaçadas. É dolorosa porque há o rompimento de uma aliança, seja em um relacionamento amoroso, ou uma amizade. As traições mudam rumos de histórias e abrem feridas na alma, pois quebram princípios estabelecidos e rompem alianças, abrindo brechas que são difíceis de remendar.