O que é considerado trabalho externo?
A legislação brasileira estabelece que o trabalho externo é a prestação de serviço realizada fora das dependências da empresa, devido à própria natureza do trabalho. É o caso de instaladores de antena, eletricistas, leitores de relógio de energia, vendedores externos, motoristas profissionais, entre outros.
O que diz a CLT sobre trabalho externo?
Nos termos do art. 62, I, da CLT, não são abrangidos pelo regime previsto no capítulo II da CLT, “os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho”. Portanto, para excepcionar o direito às horas extras, a atividade externa deve inviabilizar o controle de jornada.
O que é trabalho interno e externo?
Na gestão do trabalho externo, o processo ocorre à distância. Isso porque, na prática, o funcionário não estará alocado nas dependências da empresa. Agora na gestão de trabalho interno, o empregado exerce suas atividades enquanto está dentro do espaço físico da empresa.
Quais os requisitos para o trabalho externo?
O trabalho externo será admissível para os presos em regime fechado somente em serviço ou obras públicas realizadas por órgãos da Administração Direta ou Indireta, ou entidades privadas, desde que tomadas as cautelas contra a fuga e em favor da disciplina.
Como calcular o trabalho externo?
Como calcular horas extras de trabalho externo? Por se tratar de uma regra já prevista, e não uma exceção, o cálculo é feito normalmente, com os 50% da hora trabalhada em dias normais. Dessa forma, o colaborador que, com 44 horas semanais, ultrapassa esta jornada, precisa receber horas extraordinárias.
Como controlar jornada de trabalho externo?
Tradicionalmente, os proprietários de empresas confiam em uma das três maneiras de controlar as horas de funcionários externos e internos:
- Uma solução analógica, como caneta e papel, ou uma planilha compartilhada;
- Relógios de ponto;
- Software de monitoramento remoto.
O que é atividade interna?
Atividades Internas são de uso exclusivo da empresa e não podem ser vinculadas a protocolos ou visualizada por clientes.
Como controlar o ponto de funcionários externos?
Como controlar o ponto de funcionário externo? Uma das maneiras que empresas adotam é o registro de viagem, ou relatório de viagem. Aqui, o colaborador irá preencher manualmente os horários de entrada e saída, bem como descrever as atividades desempenhadas.
Qual é a jornada de trabalho de um vendedor externo?
Também, assim como os demais, o vendedor externo precisa cumprir sua jornada de 8 horas de trabalho com, no máximo, 2 horas de horas extras, conforme explicam os Artigos 58 e 59 da CLT.
Como deve ser controlado o ponto quando o trabalho é prestado fora do estabelecimento?
Para todos os outros, devem ser registrados os horários de entrada e de saída do local de trabalho. O controle de ponto externo é uma exigência legal. Usar aplicativos de ponto eletrônico para essa tarefa é a melhor solução, pois eles permitem monitorar os funcionários e trazem economia na gestão de RH.
Como funciona o trabalho externo no regime semiaberto?
Não há vedação legal ao trabalho externo em empresa privada do preso em regime semiaberto, inclusive tratando-se de negócio pertencente a familiares ou amigos, considerando que não é incomum que os sentenciados busquem oportunidades de trabalho com pessoas conhecidas.
O que é trabalho interno na empresa?
O recrutamento interno é, portanto, o recrutamento de pessoas de dentro da própria organização. Isto é, busca-se atrair os profissionais de dentro da organização para o preenchimento de vagas disponíveis em cargos diferentes do que esses profissionais já ocupam no momento.
Como deve ser feito a marcação do ponto dos colaboradores em trabalho externo?
Hoje com a reforma trabalhista é possível utilizar como prova de registro qualquer meio externo online, como GPS ou outros aplicativos que comprovem de fato horários e localidades onde seus funcionários ou colaboradores estão trabalhando externamente.
Não é possível autorização para trabalho externo em empresa da família?
Desde que cumpra todos os requisitos do artigo 37 da Lei de Execução Penal (LEP), é possível a concessão de serviço externo ao preso, mesmo que seja em empresa da sua família.
Qual o horário de dormir na cadeia?
Em regra, no regime fechado (o que acontece também para quem está preso preventivamente), são em média 22h de cela, ou seja, a pessoa tem apenas 2h fora da cela, fazendo com que fique na ociosidade por quase todo o dia.