O que é considerado reciclável?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Reciclável: Garrafas, Copos, Embalagens Pet (Refrigerantes, Vinagre, Óleo…), Sacos/Sacolas, Tampas, Frascos de produtos, Caneta (Sem a tinta), Canos e Tubos de PVC, Embalagens de produto de limpeza, Embalagens tipo Tupperware, Brinquedos de plástico, Baldes.

Primeiro é preciso entender a diferença entre reciclável e reciclado. Reciclar é: “Reaproveitar (algo) para a produção de novos produtos, ou recuperá-los para sua reutilização” (fonte: Dicionário Aulete). Reciclável é um produto que tem todas as propriedades para ser reciclado.

O vidro é um produto inorgânico que possui características modernas e versáteis, permitindo total liberdade de utilização, sendo a única matéria prima 100% reciclável. A reciclagem do vidro vem se tornando uma prática em nossa sociedade.

ALUMÍNIO: MATERIAL 100% RECICLAVEL.

As caixas de pizza, embalagens de lanche e outros papéis engordurados, não podem ser reciclados. O mesmo vale para outros tipos de papel, tais como: carbono, celofane, parafinado, metalizado, laminado, vegetal, toalha e papel higiênico.

Basta se cadastrar gratuitamente nos programas, coletar os resíduos e enviá-los pelos Correios. Você ainda pode escolher uma instituição sem fins lucrativos ou escolas públicas para receberem os valores arrecadados com a reciclagem desses materiais. Para conhecer mais sobre a ação, é só acessar o site da companhia.

Mesmo reciclado, o papel só pode ser reaproveitado cerca de sete vezes. A reciclagem evita o plantio e o corte excessivo de árvores para produção.

Por se tratar de um plástico, o isopor deve ser descartado no lixo reciclável. Se você mora ou trabalha em prédio, utilize as lixeiras de coleta seletiva do condomínio, nunca descarte no lixo comum. Outra opção é buscar por um PEV (Ponto de Coleta Voluntária) mais próximo da sua região ou da região do seu trabalho.

Você com certeza deve estar pensando que sabe que garrafas PET (Polietileno tereftalato) são recicláveis. As garrafas transparentes e verdes são sim recicláveis, mas as embalagens de ketchup e mostarda, assim como as coloridas que estão sendo fabricados recentemente não é possível reciclar por causa da coloração.

O PET pode ser reciclado porque pode ser refundido e moldado várias vezes. Para que a garrafa possa ser reciclada, é preciso remover a tampa, o lacre e o rótulo (que geralmente são feitos de outro tipo de plástico, o polipropileno).

Consumo e sustentabilidade

  • Os 5Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
  • Repensar: consumir produtos de modo responsável! ...
  • Reduzir: o consumismo. ...
  • Reaproveitar: reaproveitamento de materiais. ...
  • Reciclar: é preciso. ...
  • Recusar: produtos que prejudicam o meio ambiente.

O aço é uma liga metálica que pode ser obtida a partir da combinação de liga de ferro gusa e carbono, ou por meio de resíduos reciclados, que o torna um material extremamente versátil e durável, o que explica porque é o material mais reciclado do mundo.

Considerado um material valioso e requerido por siderurgias, a sucata de aço é o material mais reciclado do planeta. Em sua maioria, o resultado do uso do insumo em latas, automóveis, eletrodomésticos, entre outros.

O EPS Isopor® é plástico sim, mas 98% ar
Atóxico e livre de gases CFC, o poliestireno expandido (nome técnico do EPS) compõe a família dos plásticos e é produzido a partir de pequenos grânulos à base de petróleo.

Como nem todos os plásticos podem ser reciclados, aqueles que têm essa propriedade são representados por um triângulo formado por três setas e com um número de identificação para a classificação quando chegam ao centro de reciclagem.

Vidro quebrado também pode ser reciclado.
Embora menos valioso que outros materiais recicláveis ainda há interesse por reciclar esse tipo de material. E sua reciclagem é a única integral, ou seja, 1 kg de vidro usado (inteiro ou quebrado) resulta em 1 kg de vidro novo depois da reciclagem.

Não reciclável: Papéis Plastificados, Papéis Sanitários (papel higiênico), Etiquetas adesivas, Papéis engordurados, Papel carbono, Papéis Parafinados, Fotografias, Papel celofane, Bitucas de Cigarros, Guardanapos.

Um deles é levar a embalagem vazia direto ao fabricante ou comercializador. Algumas perfumarias, farmácias, mercados e as próprias lojas de perfume, contêm um sistema para coletar esse material para retornar às empresas que produzem a matéria-prima. Outra alternativa para realizar o descarte correto, é se informar.

“Em qualquer processo de reciclagem, o resíduo será submetido a um processo de higienização. Não há necessidade de uma lavagem aprofundada do material”, explica Carlos Silva Filho, diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

A borracha está entre os principais produtos para a reciclagem, pois, o reuso dos materiais feitos de borracha, sejam eles tubos, chapas, pneus velhos ou quaisquer outros produtos, pode chegar a uma taxa de 100% de aproveitamento.

O vidro é 100% reciclável, infinitamente, seja fundindo-o com uma parte de matéria-prima virgem, seja fundindo somente com cacos de vidro. O material apresenta excelente desempenho no processo de reciclagem, sem nenhuma perda de volume.