O que é considerado procedimento invasivo na estética?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Hoje a Lei 12.842, de 2013, considera procedimento invasivo a “invasão dos orifícios naturais do corpo, atingindo órgãos internos”.

Tratamentos não invasivos são os procedimentos em que não é necessário o uso de incisões, como ocorre em cirurgias estéticas. Isso porque eles operam através de tecnologias de ponta que visam alcançar resultados semelhantes aos dos procedimentos invasivos, mas sem que haja a necessidade de cortes.

Já os procedimentos estéticos não invasivos são aqueles que não exigem a inserção de instrumentos ou substâncias dentro do corpo. Em vez disso, são utilizadas tecnologias de ponta que não prejudicam a integridade da pele ou das membranas mucosas para tratar incômodos estéticos.

Em linhas gerais, procedimentos minimamente invasivos são aqueles em que não é preciso realizar cortes ou grandes cortes para serem feitos. Na cirurgia plástica, são procedimentos que dispensam a necessidade de cirurgia, período de internação e têm poucas chances de resultar em complicações.

Assim, sendo o ato invasivo, é um ato privativo do médico, sendo vedada a sua prática por outra profissão. invasivos, sejam diagnósticos, terapêuticos ou estéticos, incluindo os acessos vasculares profundos, as biópsias e as endoscopias”.

Invasivo significa é relativo a invasão; que tende a se alastrar; que desrespeita a privacidade; agressivo. Não são invasivos porque não se alastram pelo solo fora. Ele é bastante invasivo, não deixa os outros falar.

Isso significa que esteticistas podem aplicar injetáveis? A resposta é sim, esteticistas podem atuar com procedimentos injetáveis, no entanto, para isso, devem ter uma formação complementar.

Sendo assim, o esteticista pode realizar procedimentos injetáveis e apenas os médicos podem realizar procedimentos invasivos.

Micropuntura, Microagulhamento e Micropigmentação
Os tratamentos que utilizam as microperfurações, com ou sem cor, com ou sem associação de ativos, podem ser exercidos por esteticistas.

Resumo. Os procedimentos invasivos consistem em métodos utilizados na assistência de saúde caracterizados por romper barreiras naturais do organismo, ou ainda penetrar em cavidades.

Os procedimentos injetáveis na estética são aqueles que não é preciso realizar grandes cortes, ou que dispensam períodos de internação, com pouco risco de complicações.

Compreende-se como procedimento invasivo todo aquele que provoca o rompimento das barreiras naturais ou penetra em cavidades do organismo, levando ao interior do corpo humano substâncias, instrumentos, produtos ou radiações conforme o parágrafo único do art.

Os exames invasivos são procedimentos que, de alguma forma, envolvem penetração em um organismo, como no coração, ou parte dele. Eles visam melhor identificar a situação do paciente. Em alguns casos, é preciso ser anestesiado e, geralmente, é utilizado recursos tecnológicos sofisticados para esses procedimentos.

Em geral, esse termo é amplo e engloba uma variedade de intervenções que têm como intuito amenizar ou corrigir determinada imperfeição. Nesse sentido, uma limpeza de pele é um procedimento estético, do mesmo modo que uma cirurgia plástica também o é.

Em relação aos procedimentos invasivos, destacam-se as palavras: intubação, assepsia e acesso. As palavras evocadas revelam que estes procedimentos podem favorecer às infecções hospitalares. Os profissionais demonstraram conhecer procedimentos invasivos que contribuem para a proliferação dessas infecções.

As despesas com tratamentos estéticos, incluindo os preenchimentos faciais, podem ser deduzidas do cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), desde que as intervenções sejam feitas com a finalidade de manter ou recuperar a saúde física ou mental do paciente.

A lipoaspiração geralmente é menos invasiva que a cirurgia de abdominoplastia e oferece recuperação mais rápida. Na lipoaspiração, toda a gordura é sugada por meio de uma cânula, ou seja, não é feito nenhum corte na pele.

Como declarar? A declaração de procedimentos estéticos é feita da mesma forma que outras despesas médicas. O primeiro passo é selecionar a aba “Pagamentos Efetuados” e clicar em “Novo”, no canto inferior direito da tela.

Nenhum dos procedimentos estéticos injetáveis são capazes de “invadir orifícios naturais do corpo, atingindo órgãos internos'. Não há qualquer dispositivo legal que classifique esses procedimentos como invasivos, privativos do profissional médico.