O que é considerado poluente do ar atmosférico?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Os exemplos mais comuns são: peróxido de hidrogênio, o ácido sulfúrico, o ácido nítrico, o trióxido de enxofre, os nitratos, os sulfatos e o ozônio.

Monóxido de carbono
Dentre todos os gases poluentes, o CO é o mais abundante e de maior distribuição na camada inferior da atmosfera. Por ser um gás insípido, inodoro e incolor, é impossível detectar a presença do CO em um ambiente sem a utilização de analisadores eletrônicos de gases.

Poluição atmosférica é a introdução de qualquer substância que, devido a sua concentração, possa se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição do ar, refere-se à contaminação do ar por gases poluentes, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.

Os poluentes atmosféricos podem ser classificados quanto à sua origem (primários e secundários), composição (orgânicos e inorgânicos) e estado físico (material particulado, gases e vapores). Os poluentes considerados primários ou convencionais são aqueles lançados diretamente das fontes para a atmosfera.

Hoje, a queima de combustíveis fósseis derivados de petróleo e carvão mineral são os principais geradores de poluição.

A ONU aponta que, no setor da indústria, a queima de carvão para produção de energia, além do uso de solventes nas indústrias de químicos e minerais são os principais responsáveis pela poluição do ar.

A poluição atmosférica afeta quase todos os órgãos do corpo. Um estudo recente do Fórum de Sociedades Respiratórias Internacionais mostra que a poluição do ar contribui para uma série de doenças e complicações, desde diabetes e demência até problemas de fertilidade e leucemia infantil.

Quais são os principais tipos de poluição?

  1. Poluição atmosférica. A poluição do ar se tornou uma grande preocupação no mundo. ...
  2. Poluição hídrica. ...
  3. Poluição do solo. ...
  4. Poluição térmica. ...
  5. Poluição sonora e visual. ...
  6. Poluição luminosa. ...
  7. Poluição radioativa.

Em grande parte, a indústria é um dos setores produtivos que mais poluem o meio ambiente — especialmente quando o tipo de poluição do qual estamos falando é o consumo de água e a consequente geração de efluentes.

Poluição atmosférica: do monóxido de carbono aos CFCs
O dióxido de carbono (CO2) produzido, entre outros motivos, pelos processos de decomposição e queima de combustíveis fósseis também está na lista dos responsáveis pela poluição do ar.

As universidades norte-americanas de Columbia e Yale realizaram uma pesquisa para identificar os países mais limpos do mundo. A Suíça encabeça a lista mundial, seguida por Suécia e Noruega. Na América latina, a Costa Rica lidera o ranking.

Altamira e São Félix do Xingu, no Pará, lideram a lista, seguidos por Porto Velho (RO) e Lábrea (AM). Em 2019, os 10 emitiram juntos 198 milhões de toneladas brutas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2e). Isso corresponde a mais poluição na atmosfera do que todas as emissões de países como Peru e Holanda.

O título de menor poluente entre os países não-insulares, por sua vez, está com Liechtenstein, considerado um “microestado” fronteiriço entre a Áustria e a Suíça. O país é controlado por um dos príncipes mais ricos do mundo, Hans-Adam II, que também controla um banco na pequena nação de 37 mil pessoas.

A poluição ambiental é qualquer atividade capaz de causar danos ao meio ambiente. É resultado do excesso de liberação de poluentes, matérias ou energia. Exemplos: O carbono gerado por diversos veículos diariamente, que em contato com o oxigênio, produz dióxido de carbono.

Os poluentes também causam efeitos no tempo atmosférico, como a redução da visibilidade, a descoloração da atmosfera, a dispersão da luz solar quando há grande quantidade de particulados no ar, e o aumento da formação de neblina e precipitação.

Quais as principais formas de verificação?

  1. Utilização de estações de monitoramento. Captando dados detalhados com tecnologia de ponta, as estações de monitoramento são responsáveis pelas informações sobre as emissões de poluentes na atmosfera. ...
  2. Uso de sensores. ...
  3. Medição de monóxido de carbono.

Como diminuir a poluição do ar: dicas de melhoria da qualidade do ar

  1. Use transporte público. Avalie a viabilidade de usar o transporte público para ir ao trabalho, ao invés de usar carro. ...
  2. Utilize mais bicicleta. ...
  3. Prefira biocombustível. ...
  4. Invista em carona solidária. ...
  5. Não faça queimadas. ...
  6. Ajude a plantar árvores.

A poluição radioativa é o tipo mais perigoso de poluição. Ela é causada por resíduos de metais radioativos utilizados em usinas de energia nuclear, como o urânio, o plutônio e o cobalto.

Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.