O que é considerado patrimônio líquido?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

O patrimônio líquido (PL) é um conceito dentro do balanço patrimonial e se refere ao valor contábil de uma empresa. Trata-se, portanto, da diferença entre os ativos e passivos do negócio.

Patrimônio líquido = ativos – passivos
Essas informações podem ser encontradas no balanço patrimonial de uma companhia. Geralmente, esse relatório é formado por duas colunas. De um lado, fica a descrição dos ativos da empresa e, no outro, os passivos.

O Patrimônio Líquido – PL – é composto pelos subgrupos patrimônio/capital, reservas, lucro ou prejuízos acumulados e ajustes de avaliação patrimonial. Em termos monetários, o PL reflete a situação patrimonial líquida, ou seja, representa a diferença entre o Ativo Real e o Passivo Real.

Assim, das alternativas a única conta que não faz parte do Patrimônio Líquido é a D) Imobilizado.

Através do balanço patrimonial, é possível verificar o patrimônio líquido, que representa a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos da empresa. Por outro lado, o capital social representa o investimento efetuado pelos sócios na sociedade, por meio de títulos denominados ações.

Pode-se definir como patrimônio, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Os bens nada mais são que o item material, de posse da entidade. Essa entidade pode ser empresarial, mas o termo também se aplica, com exatamente o mesmo sentido, para as pessoas naturais.

Os fatos que alteram para mais, que aumentam o patrimônio líquido, são denominados de receitas; os que diminuem o patrimônio líquido, são chamados de despesas. Daí se conclui que as receitas são fatos que aumentam a riqueza e as despesas provocam diminuição da riqueza da empresa.

Resumo sobre as contas do patrimônio líquido inseridas no Balanço Patrimonial, exceto as reservas de lucro.

Patrimônio líquido = Ativo – Passivo
Mas vamos ver o cálculo do patrimônio líquido de uma empresa a partir de um exemplo.

Um P/L acima de 8 (ou de qualquer que seja a média no momento em que você está lendo este texto), no entanto, não indica necessariamente um mau investimento. Você só precisa analisar se as características da empresa e seu atual momento condizem com o resultado do Preço sobre Lucro.

Os componentes do Patrimônio são os Bens, Direitos e Obrigações.

O Patrimônio Líquido ou Situação Líquida é a diferença matemática entre ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações). As fontes do patrimônio líquido de uma entidade são os investimentos dos sócios ou acionistas e os lucros provenientes da própria atividade empresarial.

O capital social nada mais é do que um valor contábil que passa a ser gerado como resultado de lucros acumulados e diminui à medida que dividendos são emitidos aos acionistas. Já o patrimônio, de acordo com o artigo 91 do Código Civil, são as relações jurídicas dotadas de valor econômico.

contabilmente, o patrimônio líquido corresponde à diferença entre ativos totais e passivos exigíveis.

Como saber qual o seu patrimônio

  1. Bens: dinheiro em espécie, saldo em conta bancária, imóveis, automóveis, barcos, aeronaves, joias e obras de arte;
  2. Direitos: ações, participações societárias em empresas, aplicações financeiras, fundos de previdência privadas.