O que é considerado o primeiro dia de menstruação?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O primeiro dia da menstruação é o primeiro dia do ciclo menstrual. Sua menstruação pode ser um importante indicador de sua saúde. É importante entender o que é "normal" para você. Isso significa frequência, duração e intensidade do fluxo menstrual.

A maioria das mulheres comenta que percebe o sangue mais marrom no começo e/ou no final do ciclo menstrual e isso é normal, porque o sangue demora mais tempo para "descer", ficando mais tempo em contato com o ar. Esse contato é que faz o sangue escurecer e às vezes até provoca a menstruação preta.

É muito normal que a menstruação sofra alterações em sua coloração e em seu volume durante a vida reprodutiva e no ciclo menstrual. Pode iniciar com um fluxo que aparenta uma borra de café, depois um sangramento mais intenso e viscoso, e, por fim, uma quantidade bem pequena de sangue.

Existem várias diferenças entre o sangramento menstrual e vaginal: Além de possuir uma configuração mais escassa, cor diferente e um fluxo menor que não ultrapassa 2 dias seguidos, o sangramento vaginal não vem acompanhado de cólicas e coágulos.

Borra de café ou menstruação marrom pode ser sim sinal de gravidez. Porém, muitas mulheres têm essa menstruação borra de café devido a alguma alteração hormonal, como aumento do estrogênio ou queda da progesterona. Se você tem uma menstruação escura sempre, então provavelmente é normal para o seu caso.

O sangramento de escape é uma perda de sangue vaginal que ocorre durante o ciclo menstrual, entre uma menstruação e outra. O ciclo menstrual regular tem duração aproximada de 28 dias. O sangramento de escape pode ser também chamado de sangramento intermenstrual ou ainda spotting, tendo todos o mesmo significado.

Certamente você já notou que a cor da menstruação varia de acordo com o dia da menstruação e da intensidade do fluxo. Às vezes está um vermelho vivo, outras vezes num tom mais escuro… Em geral, a maioria das variações na cor da menstruação acontecem devido ao tempo de exposição do fluxo à oxigenação do ar.

A menstruação da mulher que não toma anticoncepcional, normalmente vem a cada 25 ou 35 dias, porém, em algumas mulheres podem ocorrer um corrimento marrom cerca de 2 ou 3 dias antes do ciclo menstrual começar e essa secreção representa o início da menstruação, que é considerada normal.

Vale ressaltar que a grande maioria das mulheres podem ter escapes ou menstruação de um dia por motivos hormonais. Esses são muito comuns e inofensivos à mulher. Também é possível que algum medicamento interfira nos hormônios, causando esses escapes de pouco volume.

A cólica fora do período menstrual pode ser bastante incômoda e ter diversas causas, sendo normal durante a ovulação ou no início da gravidez, no entanto pode também ser indicativo de doenças como endometriose, mioma ou doença inflamatória pélvica, principalmente se acontecer com frequência ou todos os meses.

Para saber quantos dias exatos tem o seu ciclo, basta contar desde o primeiro dia de sangramento menstrual até o dia anterior à próxima menstruação. O fluxo menstrual normalmente dura de 3 a 7 dias.

4) Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada

  1. Nadar.
  2. Usar calça jeans.
  3. Fazer exercício físico.
  4. Fazer sexo.
  5. Tomar banho de chuveiro e de banheira.
  6. Lavar o cabelo.
  7. Cozinhar.

Quantos absorventes é normal usar por dia? Bom, considerando que as mulheres usam cerca de 20 absorventes por mês e menstruam em média por 5 dias, podemos constatar ser comum usar no mínimo 4 absorventes descartáveis por dia.

Faz mal beber sangue de menstruação? De acordo com ginecologistas, ingerir o liquido em pequenas quantidades não faz mal algum. No entanto, em maiores doses o sangue pode ser tóxico.

Menstruação fedorenta ou com cheiro podre podem ser sinais de alerta para a saúde íntima. O sangue menstrual é simplesmente a descamação do endométrio. Ou seja, esse sangue não é sujo e nem fedido, é apenas o corpo eliminando uma membrana que foi criada no útero para receber uma gravidez.