O que é considerado fluxo menstrual intenso?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

De acordo com a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) a menstruação normal é considerada em um fluxo com duração de até 8 dias e ciclo que varia entre 24 e 38 dias. No entanto, muitas mulheres apresentam um fluxo menstrual intenso, ou seja, de mais de 80ml por ciclo menstrual.

O aumento do fluxo menstrual
O fluxo menstrual intenso pode ser uma característica natural do seu organismo. Ter fluxo intenso significa que você precisa trocar o absorvente com mais frequência - os intervalos podem ser curtos mesmo, como apenas algumas horas.

Existem duas maneiras de diminuir o fluxo menstrual: por meio de medicamentos, ou pelo uso de contraceptivos hormonais. Segundo a dra. Rebeca, medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a controlar o fluxo. Eles são vendidos em qualquer farmácia, mas você nunca deve utilizá-los sem recomendação médica.

Um ciclo leve normalmente tem um dia com um fluxo mais intenso (em geral o primeiro ou segundo dia da menstruação) e outros dois mais leves. Para quem tem um fluxo menstrual de moderado a intenso, a quantidade de perda sanguínea não diminui com os passar dos dias, podendo manter-se intensa de 5 a 6 dias.

Quantos absorventes é normal usar por dia? Bom, considerando que as mulheres usam cerca de 20 absorventes por mês e menstruam em média por 5 dias, podemos constatar ser comum usar no mínimo 4 absorventes descartáveis por dia.

Embora os fluxos das pacientes sejam diferentes, entre 30 mL e 80 mL é considerada uma perda de sangue “normal”. Sangramento acima de 80mL a cada período ou menstruação com mais de 7 dias, ou ambos, é considerado um diagnóstico de menorragia.

Se você está usando absorvente para fluxo intenso por dias e dias e, ainda por cima, é preciso trocá-lo em um intervalo mais curto do que a cada duas horas, pode ser sinal de hemorragia menstrual.

Para fins médicos, um sangramento menstrual intenso é definido como uma perda de sangue superior a 80 ml por ciclo. No entanto, pode ser difícil medir a quantidade de sangramento, a não ser que se use um coletor menstrual.

A duração da menstruação diz muita coisa sobre a saúde da mulher. Se durar mais de 8 oito dias é um sinal de alerta.

Ervas como a camomila e a menta possuem propriedades que podem reduzir o fluxo menstrual e aliviar as cólicas. É importante consultar um profissional de saúde antes de utilizar qualquer erva, pois algumas podem ter efeitos colaterais indesejados ou interagir com medicamentos que você possa estar tomando.

O ácido mefenâmico apresenta eficácia em reduzir o fluxo menstrual excessivo em pacientes com menorragia (Fraser et al, 1981).

Devido a resistência da água, ela consegue neutralizar o fluxo sanguíneo menstrual, bloqueando a saída.

Os coágulos de sangue menstrual podem ser espessos e irregulares ou fibrosos. Eles se formam se o sangue se acumular no útero antes de sair do colo do útero ou na parte posterior da vagina. Os coágulos também estão ligados a miomas – formações não cancerosas no útero (4).

Vamos te dar algumas dicas especiais que vão fazer toda a diferença na hora de evitar os vazamentos menstruais noturnos:

  1. Invista no absorvente noturno. Não é à toa que existe esse tipo de absorvente, viu? ...
  2. Coloque o absorvente do jeito certo. ...
  3. Vale dobrar a proteção.

7. Tem algo que eu não posso fazer quando estou menstruada? A menstruação não impede que você faça nada do que já está acostumada a fazer. Você pode ir à escola, ajudar em casa, sair com os amigos, praticar esportes e fazer tudo o que faria normalmente.

Ao ficar por muito tempo com o mesmo absorvente, o que pode ocorrer é uma irritação na pele. Soares Jr. afirma que, de toda forma, costuma-se recomendar a troca de absorventes três vezes por dia, mas que isso pode variar de acordo com a intensidade do fluxo menstrual.