O que é considerado esforço físico Pós-cirurgia?

Perguntado por: dbittencourt . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Atividades leves, como caminhadas, podem ser retomadas após duas semanas, assim como dirigir, caso não sinta incômodos ou dores. Os exercícios na academia podem ser realizados em cerca de três semanas, desde que sem forçar os braços e peitoral.

É importante evitar movimentos bruscos, pegar peso e dirigir até a liberação médica, para não dificultar o processo de cicatrização e para que a recuperação seja rápida.

Sarcopenia no pós-operatório
A sarcopenia, que é a perda de massa muscular, acontece quando os pacientes precisam de um repouso muito prolongado no pós-operatório.

Deve-se evitar comer frituras, alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces para que a recuperação seja mais rápida. Além disso, não se deve consumir bebidas alcoólicas ou fumar.

Depende do local onde a lesão será removida, os pontos são retirados em sete dias, a partir daí a cicatriz está segura e pode ser feito algum tipo de atividade física. Porem em regiões que se movimenta muito, esse prazo pode ser entendido para 10-15 dias, como nas costas, braços e pernas.

Para exercícios fisicos intensos - academia por exemplo - o ideal é apartir de 30 dias. As atividades normais que não necessitem de esforço físico podem ser retomadas com 5 dias.

Após 7 a 14 dias, quando for realizada a retirada dos pontos e uma avaliação quanto a cicatrização, você poderá voltar a praticar atividades físicas e esforços.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

6 – Estressar-se: o paciente deve aproveitar esse momento da cirurgia para diminuir o ritmo e se auto avaliar, se sentir, se enxergar. É um momento único, inclusive de reavaliação emocional.

Quando você se movimenta, na maioria das vezes você se livra do cansaço. Movimentar-se também acelera a digestão, já que seu intestino pode ficar lento após a cirurgia e um pouco de atividade física ajuda a despertá-lo novamente.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Geralmente, após um mês o paciente poderá retornar às suas atividades físicas de forma mais intensa, contudo, é importante que seja conversado com o médico responsável para entender se isso realmente será possível após este período.

A restrição de não levantar e nem carregar peso acima de 5 kg deve ser seguida por pelo menos 30 dias ou de acordo com a recomendação do médico. Sutiã pós-cirúrgico: Esta é outra recomendação que deve ser seguida à risca.

O tempo de duração do inchaço, um efeito do procedimento cirúrgico, varia em cada caso, mas segundo o também ortopedista Vinícius Magno, o edema geralmente desaparece entre duas a quatro semanas após a cirurgia. “Contudo, há casos em que o inchaço leva até três a seis meses para desaparecer.

Como notar um possível quadro de trombose no pós-operatório
O maior risco de trombose acontece nas primeiras 48 horas após a cirurgia. No entanto, é fundamental ficar em alerta por mais 15 a 20 dias, período em que ainda pode surgir a trombose.