O que é considerado equipamento?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 8 votos

O conjunto do que serve para equipar; Instrumentos necessários a determinada função; Aparelho em si, como um todo, usado na execução de uma tarefa ou serviço.

Equipamentos - são apetrechos fundamentais para a execução de algum trabalho específico. O seu celular, por exemplo, pode ser usado para a gravação de um vídeo; Ferramentas - são instrumentos usados para a realização de algum trabalho profissional.

Quanto a sua finalidade, a máquina e o equipamento destinado a construção civil, pose ser classificado em dois grupos: motriz e operatriz.

Quando se fala em máquina, talvez você pense logo em uma máquina de lavar, um liquidificador, o motor de um carro ou um computador. Mas uma tesoura ou um simples parafuso também são máquinas.

Usa-se 3 classes, a mais crítica A, média B e a menos crítica sendo C.

  • EQUIPAMENTOS DE CLASSE A (CRÍTICIDADE ALTA): ...
  • EQUIPAMENTOS DE CLASSE B (CRITICIDADE MÉDIA): ...
  • EQUIPAMENTOS DE CLASSE C (CRITICIDADE BAIXA):

O material para uso e consumo refere-se ao que é usado nas atividades comerciais, operacionais ou administrativas da empresa, desde que não se agregue fisicamente ao que está sendo produzido.

Podemos dizer que o material de escritório é composto pelas máquinas, pelos aparelhos electrónicos e pelos dispositivos de que precisamos para levar a cabo tarefas e atividades de escritório.

Uma ferramenta manual é tudo aquilo que necessita do esforço humano para desempenhar a atividade que ela foi criada para. Ferramentas estão em mais locais do que você imagina: martelos, serrotes, canetas, facas, estiletes, tesouras, chaves de fenda, serretes, dentre outras.

1 utensílio, instrumento, apetrecho, equipamento, objeto, peça, dispositivo, aparelho, acessório, material, aparato, artefato, produto, engenho, máquina, equipagem, ferramental, instrumental, petrecho.

A NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos estabelece as medidas de proteção para garantir a integridade física dos trabalhadores e prevenção de acidentes nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos desde a sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer ...

A NR 12 é a Norma Regulamentadora de Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Ela foi criada em 1978 com o objetivo de regulamentar e definir padrões de segurança e qualidade nas rotinas produtivas que fazem uso de equipamentos.

Uma máquina consiste num dispositivo mecânico que permite transformar a energia ou trabalho de determinadas características em energia ou trabalho com outras características distintas, ou seja, estabelecer um equilíbrio entre forças diferentes.

Há três tipos fundamentais de máquinas simples: alavanca, roldana e plano inclinado.

Máquinas simples
instrumentos que facilitam as tarefas do dia-a-dia. Uma alavanca, uma roldana e um plano inclinado são exemplos de máquinas simples. As ALAVANCAS funcionam com uma barra fixa apoiada em um ponto de apoio.

Existem dois tipos de equipamentos que podem ser usados em áreas classificadas: à prova de explosão (EX-d) e Segurança Intrínseca (EX-ia). O equipamento á prova de explosão conta com um sistema que faz com que ele não emita faísca.

Classe A: são máquinas e equipamentos com prioridade alta. Pode-se definir que, nesse caso, a atuação da manutenção deve ser, por exemplo, contemplar a preditiva e preventiva, análise das falhas, formação de grupos de melhoria, entre outros.

O que é Criticidade dos Equipamentos? A criticidade é um indicador usado para organizar os ativos por ordem de relevância na cadeia de produção. Ativos mais críticos são aqueles que, caso apresentem falhas, podem causar mais riscos ou efeitos negativos à produtividade de uma empresa.

Material de uso e consumo: para análises fiscais e aplicação da legislação tributária, consideramos como uso e consumo aqueles produtos que não serão comercializados ou utilizados no processo de fabricação ou industrialização. Logo, são aqueles produtos que não agregam ao produto que será vendido (produto final).

É tudo aquilo que é usado no processo de produção, agregando ou não ao que está sendo produzido. Podemos dizer que toda a matéria prima é um tipo de insumo. Equipamentos, máquinas ou ativos imobilizados também podem ser considerados insumos, desde que eles sejam utilizados pelo processo produtivo.

Todos os outros materiais e equipamentos podem ser considerados insumos, tais como a máquina de tecer, a água que lavou as camisetas, a máquina que colheu o algodão e todos os demais elementos que fizeram parte da elaboração do produto acabado. Em resumo, matéria-prima é o material base de um produto.

Para saber quais os móveis para escritório são essenciais e não podem faltar, continue lendo.

  • Mesa. Sendo um dos móveis para escritório mais adquirido, a mesa tem que oferecer espaços e suprir as necessidades da realização das atividades. ...
  • Estações de trabalho. ...
  • Cadeiras executivas. ...
  • Cadeiras ergonômicas. ...
  • Armários.