O que é considerado doença crônica?

Perguntado por: nalencastro6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

As doenças crônicas, segundo a Portaria nº 483, de 1º de abril de 2014, são aquelas que apresentam início gradual, com duração longa ou incerta, que, em geral, apresentam múltiplas causas e cujo tratamento envolva mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que, usualmente, não leva à cura.

Doenças renocardiovasculares; • Diabetes; • Obesidade; • Doenças respiratórias crônicas; • Câncer (de mama e colo de útero).

Pacientes portadores de doenças crônicas como HIV, cardiopatia grave, doença de Parkinson, esclerose múltipla e doenças de pele como a psoríase têm direito a pleitear benefícios previdenciários e fiscais que por vezes são desconhecidos.

As quatro principais DCNT são: doen- ças cardiovasculares, doenças respira- tórias crônicas, diabetes mellitus e neo- plasias (canceres) e tem em comum quatro fatores de risco: tabagismo, inati- vidade física, alimentação não saudável e uso nocivo do álcool os quais são modificáveis.

Doença cardíaca, diabetes, AVC, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica foram coletivamente responsáveis por quase 100 milhões de anos de vida saudáveis adicionais perdidos em 2019 em comparação com 2000.

QUAIS DOENÇAS CRÔNICAS DÃO DIREITO A APOSENTADORIA?

  • Insuficiência cardíaca;
  • Doença arterial coronariana;
  • Cardiopatia isquêmica;
  • Arritmias graves;
  • Doenças valvulares.

As doenças crônicas são caracterizadas por uma progressão lenta e por uma longa duração, sendo que algumas podem se estender por cerca de três meses ou mesmo perdurar por toda a vida. As doenças crônicas podem ser transmissíveis ou não.

As doenças crônicas são caracterizadas pela progressão lenta e longa duração, muitas vezes não havendo cura. Podem ser silenciosas ou sintomáticas, porém possuem tratamentos adequados que garantem melhoras significativas no bem-estar e qualidade de vida do paciente.

fraqueza; fadiga; alterações no humor; visão embaça, entre outros.

Doença aguda é caracterizada por inicio súbito de evolução rápida e curta duração, já doença crônica apresenta uma progressão lenta e duração prolongada. Um exemplo de doença aguda são as amigdalites, e de doença crônica a hipertensão arterial. 2) Como é feito o diagnóstico de ambas?

As doenças crônicas não transmissíveis – DCNT (doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas) representam um dos principais desafios de saúde pública, tanto pela alta prevalência como pela rapidez com que adquiriram destaque como principais causas de morte no Brasil e no mundo.

Não há lei específica sobre a dispensa de pessoas com doenças crônicas no trabalho, mas há uma construção jurisprudencial com base em normas internacionais que protegem o trabalhador se a motivação tiver sido discriminatória.

O documento precisa estar escrito em letra legível para que não haja impedimentos no momento de verificar os dados. Conforme mencionado, é imprescindível informar a repercussão da doença no trabalho exercido pelo segurado, e não apenas o CID.

Diários Oficiais que citam Concessão Auxílio Doença Cid I10
O auxílio doença (art. 59 da Leide Benefícios) difere apenas no que tange à incapacidade, a qualdeve ser temporária.