O que é considerado documento digital?

Perguntado por: lcorte7 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Um documento digital é um documento eletrônico que se caracteriza pela codificação em dígitos binários e acesso por sistema computacional. Um documento digital pode ser um documento digitalizado ou um documento nato digital.

Os documentos digitais se caracterizam pela sua codificação binária (ou seja, podem ser acessados em dispositivos como computadores, tablets, smartphones e outros). Podem ser tanto digitalizados quanto criados diretamente no formato digital — mas vale a atenção para a questão da validade jurídica.

CPF digital

O CPF digital tem validade legal e serve como um documento de identificação.

Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional. Assim, todo documento digital é eletrônico, mas nem todo documento eletrônico é digital.

A resposta correta é: Pen drive. Qual dos exemplos abaixo não é um documento digital manifestado?

Quais documentos podem ser usados em versão digital?

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Título de Eleitor;
  • RG;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Documentos do Exército.

Com o aplicativo gov.br, você passa a ter uma carteira de documentos digitais no seu celular e diversos documentos que servem para te identificar estarão disponíveis ali. Você só precisa ter uma conta nível ouro ou prata e acessar a opção "Carteira de documentos" no aplicativo gov.br.

(Windows) Selecione Arquivo > Criar > PDF do scanner > Digitalização personalizada. (Mac OS) Escolha Arquivo > Criar > PDF do scanner. Selecione as opções na caixa de diálogo Digitalizar conforme necessário e clique em Digitalizar.

Como já diz o nome, o documento físico é aquele onde é possível tocá-lo e manuseá-lo. Ele pode ser distribuído em mãos pelo proprietário. Já o documento digital, não é possível tocá-lo ou manuseá-lo fisicamente. Isso porque ele é armazenado no computador, ou seja, num sistema digital.

Documentos digitais, características:

  • Facilidade de ser armazenado, localizado e recuperado.
  • Flexibilidade de seu formato.
  • Disponibilidade instantânea a distância.
  • Poder se relacionar com outros documentos.
  • Legibilidade partilhada.

Os documentos digitais muitas vezes podem ser acessados de qualquer lugar se houver acesso à internet. Por outro lado, os físicos, para consulta, podem pressupor o deslocamento físico de quem o pretende manusear para efetivá-la. Entretanto, documentos físicos também podem ser digitalizados.

Sim. O RG DIGITAL é um documento oficial emitido pelo IIRGD e deve ser aceito em substituição ao RG físico, desde que sua validade esteja atualizada pelo sistema.

O que são documentos nato-digitais? Diferente da digitalização de documentos, em que os documentos passam do meio físico para o digital, os documentos nato-digitais são aqueles que já nascem no meio digital.

O RG digital já pode ser feito em Estados do país, o documento vem acompanhado de um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo, como um smartphone, que irá permitir validação eletrônica, além da possibilidade de saber se o documento de identificação foi furtado ou extraviado.

O documento digitalizado é aquele que tem o formato original analógico, ou seja, em papel, e passa pelo passo a passo mencionado anteriormente para se tornar um arquivo digital. Já o documento digital “nasceu” de forma eletrônica e sua assinatura é validada por meio de certificação digital.

Os documentos podem ser organizados conforme sua espécie ou formato (configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi produzido). Por isso, temos atas, cartas, decretos, folhetos, fotografias, memorandos, ofícios, plantas e relatórios como alguns dos tipos de espécie.

Um documento digital conta com a seguinte estrutura: software e dados \/ informações (registrados na forma de bits).

No que tange à consolidação das características dos documentos de arquivo, Rondinelli (2011, p. 194-195) aponta que características como organicidade, imparcialidade, autenticidade, dentre outras, estão presentes na conceituação de documento arquivístico.

Isso porque os documentos digitalizados passam a ter validade jurídica, podendo ser usados para qualquer tipo de procedimento legal. Além de seguir as diretrizes do processo de digitalização, é necessário determinar um mecanismo de segurança confiável para proteger as informações.

Na prática, é bem simples, todo documento emitido de forma digital deve ser aceito pelas autoridades e estabelecimentos cuja apresentação de um determinado documento seja necessária.

Assinatura digital eletrônica
Segundo o Art. 6º do Decreto 10.278/2020, os documentos digitalizados que confirmem envolvimento entre instituições particulares, têm validade jurídica, desde que tenham assinatura eletrônica, que possa comprovar a sua autoria e a integridade dos mesmos.