O que é considerado desnutrição?

Perguntado por: nassis . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

A desnutrição pode ser definida como uma deficiência nutricional decorrente da carência de nutrientes fundamentais para o funcionamento adequado do organismo. Sua origem é complexa e pode ser desencadeada por diferentes fatores.

Sintomas e consequências da desnutrição

  1. grande perda muscular e de gordura;
  2. retardo no crescimento;
  3. alterações psicológicas;
  4. perda da cor do cabelo;
  5. enrugamento da pele;
  6. anemia;
  7. alterações ósseas, entre outros problemas.

Tipos de desnutrição

  • Kwashiorkor: Carência de proteínas.
  • Marasmo: Carência de calorias.
  • Kwashiorkor-marasmático: Forma mista, existe falta de fontes energéticas e proteínas.

O Índice de Massa Corporal (IMC) médio de uma pessoa fica entre 20 e 25, e um valor acima disso é considerado sobrepeso. Um índice abaixo de 19 é considerado magreza, mas se o índice chegar a menos de 17, se torna preocupante.

Para ser considerada magra e saudável, uma pessoa deve simplesmente ter o Índice de Massa Corpórea – IMC, entre 18,5 e 24,9 Kg/m2, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Alta dose de vitamina D3 no tratamento da desnutrição aguda grave.

25 a menor que 30 – Sobrepeso; 30 a menor que 35 – Obesidade Grau I; 35 a menor que 40 – Obesidade Grau II (considerada severa); Maior que 40 – Obesidade Grau III (considerada mórbida).

Uma alimentação rica em banana, grão-de-bico e amendoim ajuda na recuperação da flora intestinal de crianças desnutridas, de modo a impulsionar seu desenvolvimento. É o que mostra uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Washington, nos EUA, publicada na revista científica Science.

Diagnóstico da desnutrição. Geralmente, o médico diagnostica a desnutrição ao fazer perguntas sobre dieta e perda de peso e por meio de um exame físico (ver também Avaliação do estado nutricional.

A desnutrição pode apresentar-se de forma leve até grave, sendo esta última a mais perigosa, podendo até mesmo levar à morte. O principal sintoma da desnutrição é uma acentuada perda de peso. Acompanhado a isso, temos uma diminuição da disposição e também da capacidade de realizarmos atividades do dia a dia.

A desnutrição proteico-energética pode ser classificada em três níveis: leve, moderada ou grave.

Desnutrição aguda grave: neste caso, o peso está muito abaixo do que seria suposto (é inferior a 30% do normal) e as funções corporais vão-se alterando. Trata-se de uma situação crítica, com elevado risco de morte para a pessoa que sofre desta doença.

Eles podem ser diversos e depender de outras comorbidades associadas à desnutrição. Alguns exemplos são secura na pele e na boca, manchas pelo corpo, dores nas articulações, hematomas, queda de cabelo, unhas quebradiças, cegueira noturna, sensibilidade à luz, erupções cutâneas e falta de apetite.

Um corpo abaixo do peso ideal pode esconder problemas de saúde como diabetes e hipertireoidismo, entre outros males, assim como pode acarretar distúrbios que chegam até mesmo colocar a vida em risco. Saber as causas e consequências do baixo peso é essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar.