O que é considerado cochilo?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O cochilo costumeiramente dura até 90 minutos. Passando dessa duração, o cérebro avança nas fases de sono e quem acorda pode ter a sensação de indisposição e aquela preguiça”, afirma o médico do sono Franco Chies Martins. Em média, a soneca deve durar por volta de 20 a 30 minutos.

Dormir à noite diminui a pressão do sono e o ciclo recomeça no dia seguinte. Cochilar durante o dia diminui o impulso homeostático do sono, o que pode nos ajudar a nos sentirmos mais acordados e a ter um melhor desempenho.

Por que dormimos melhor quando chove? Mas se o seu plano é ficar acordado até mais tarde, o ideal é tirar uma soneca de cerca de uma hora e meia. Esta é a duração de um ciclo de sono normal e você experimentará um sono profundo por cerca de uma hora, seguido de um sono leve na última meia hora.

Cochilar não eliminará riscos à saúde causados por noites mal dormidas, mas pode trazer benefícios momentâneos. Se eu dormir menos que as 7 ou 8 horas recomendadas todas as noites, uma soneca ao meio-dia compensará essa perda?

A boa notícia é que cochilar à tarde faz bem e oferece benefícios à saúde do corpo e da mente. Hábito comum da cultura espanhola e italiana, a famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), aumenta a disposição e a produtividade nas tarefas diárias, diminui o cansaço e melhora a concentração e o desempenho cognitivo.

40 minutos

A orientação é que o sono depois do almoço seja de 15 a 40 minutos. Dessa forma, o descanso é reparador para o organismo e não prejudica a digestão, porque o metabolismo está funcionando normalmente e não dá tempo de entrar em sono profundo.

1) A primeira soneca do dia é a mais importante! Ela é a soneca que mais vai ajudar seu filho a realmente descansar. Não estamos falando aqui que as outras sonecas não são importantes, mas certamente esta é a mais restauradora. 2) Muitos bebês de 6 meses ainda precisam de 3 sonecas ao dia.

Uma revisão científica afirma que, em adultos jovens, uma soneca de cerca de 20 minutos tem efeitos positivos imediatos sobre o estado de alerta e não afeta o sono noturno; em pessoas mais velhas, cochilos de meia hora também não têm consequências para dormir à noite, mas cochilos longos sim.

Ter sono durante o dia pode acontecer com qualquer um que teve uma noite ruim, fez muitos exercícios físicos ou até mesmo em casos de gripes ou resfriados, que sugam a nossa energia. Tudo isso é normal.

Segundo especialistas, esse fenômeno consiste em uma espécie de conflito cerebral. O sistema que mantém a pessoa desperta interfere no que induz o sono. Isso pode acontecer porque, mesmo durante o sono, o sistema motor ainda possui um certo controle sobre o corpo.

Tirar uma soneca ou até mesmo pequenos cochilos curtos durante o dia é um habito que ajuda a melhorar a memoria e a produtividade, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Sono e Cognição da NUS Medicine, nos Estados Unidos.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acompanharam dados de sono de 88 mil pessoas entre 43 e 79 anos.

Nesses casos, o cochilo diurno fará com que a pessoa se deite mesmo sem muita pressão de sono. Isso aumentará o tempo acordado na cama e dará mais margem para que o horário que você deveria estar dormindo seja preenchido com preocupações e pensamentos disfuncionais.

Quanto tempo se deve dormir de tarde? Se dormir à tarde faz mal, mas pode ter seus benefícios, existe algum limite para evitar os malefícios? Felizmente, sim! Especialistas recomendam tirar um cochilo de 15 minutos, mas se quiser dormir um pouquinho mais, pode ir até no máximo 2 horas de sono.

Talvez você esteja se perguntando “então, quando devo dormir?”. Bem, um estudo publicado no European Heart Journal aponta que o melhor horário para cair no sono é entre 22h e 23h. Seguir essa recomendação, segundo os pesquisadores, pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares e de derrame.

Para perder o sono e ficar acordado o resto do dia, podem ser adotadas algumas estratégias, como:

  1. Comer alimentos estimulantes. ...
  2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos. ...
  3. Fazer exercício a cada 30 minutos. ...
  4. Colocar-se num ambiente menos confortável. ...
  5. Comer um lanche saudável. ...
  6. Respirar fundo 10 vezes. ...
  7. Conversar com outra pessoa.

Normal. O sono ajuda o nosso corpo a se recuperar de doenças infecciosas e por isso sentimos mais cansaço quando estamos acometidos. Casos de anemia, infecção urinária, diabetes, hipotireiodismo e hipertireoidismo também podem aumentar o sono durante o dia e em horários inadequados.

O ideal é que você espace a ingestão de água em, no mínimo, 30 minutos antes e 30 minutos após cada refeição. E, para diminuir a necessidade de beber líquido ao comer, é importante adotar o hábito de se hidratar durante todo o dia, já que a hora das refeições é o pior momento para matar a sede.

É muito comum que após uma boa refeição você se atire no sofá e vá assistir um filme, vá dormir ou até mesmo tomar um banho. Esses são alguns exemplos de maus hábitos que devemos mudar! Dormir logo após comer, faz seu estômago queimar durante a noite, o que provoca desconforto, inchaço e padrões de sono estranhos.