O que é considerado chuva forte?

Perguntado por: vdantas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Precipitação cuja intensidade está compreendida entre 25,1 e 50 mm/h.

Segundo a meteorologista, a chuva é considerada fraca quando a intensidade é menor do que 5,0 mm/h. Entre 5,0 e 25 mm/h, a precipitação é moderada. O volume de água compreendido entre 25,1 e 50 mm/h é chuva forte. Maior do que 50,0 mm/h, a chuva é muito forte.

Chuva muito forte
Precipitação cuja intensidade é maior do que 50,0 mm/h.

Portanto uma regra básica que toda pessoa que consulta a previsão do tempo, é que 70% de chance de precipitação significa que algo vá “cair do céu”.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.

Segundo o especialista, a probabilidade indicada na previsão do tempo, significa as chances de chuva para uma região específica. “Acredito que 40% seja uma probabilidade baixa, mas vamos supor, em 100 casos levantados daquelas condições meteorológicas, em 40 circunstâncias vai chover naquele local.

Conforme a Organização Meteorológica Mundial, o maior volume de precipitação em 24 horas é de 1.285 milímetros, registrado entre os dias 7 e 8 de janeiro de 1966, na Ilha Reunião, no Oceano Índico, a leste de Madagascar.

Chuva fraca: quando a intensidade é inferior a 2,5 milímetros por hora (mm/h);

A área para a medição é sempre um quadrado de um metro. Neste quadrado, cada um milímetro de chuva corresponde a um litro.

Podemos afirmar que a medida de 8 milímetros de chuva significa que caso fosse colocada uma caixa aberta de um metro quadrado no ambiente exposto a chuva, a água da chuva dentro dela atingiria 8 milímetros de altura.

A chuva convectiva é de abrangência local e característica de regiões tropicais. Esse tipo de chuva geralmente tem pouca duração, contudo apresenta maior intensidade.

De acordo com o relevo e o clima das regiões que ocorrem as precipitações, as chuvas são classificadas em três tipos:

  • Chuvas Orográficas. ...
  • Chuvas Convectivas. ...
  • Chuvas Frontais.

As chuvas são classificadas em frontais, de convecção e orográficas. 1) Chuvas frontais: também chamadas de ciclônicas, são aquelas causadas pelo choque ou encontro direto entre duas massas de ar, sendo uma delas fria e seca e a outra quente e úmida.

Pra você entender melhor pense que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m². Por exemplo, se no jornal falar que choveu 50mm de chuva, você sabe que isso representa 50L de água por M².

Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros.

O que significa dizer que a previsão de chuva de um determinado mês em uma determinada cidade deve ser de cerca de 200 mm (milímetros)? A quantidade de chuva é medida com relação ao metro quadrado. Assim, possivelmente teremos 200 mm de altura de água em um quadrado de um metro quadrado.

A informação "60% de possibilidade de chuva" significa que existe uma probabilidade de 60% de que chova em determinado local e período de tempo. Em outras palavras, há uma chance de 6 em 10 de que ocorra precipitação nesse local e período de tempo específicos.

A medida usada para medir a chuva é milímetros por metro quadrado. Um milímetro de chuva representa 1 litro de água por metro quadrado. Quem auxilia na medição da quantidade de chuva são os pluviômetros.

Antes da criação do CPTEC, as previsões de tempo eram fornecidas para até um dia e meio de antecedência, com índice de 60% de acerto. Hoje as previsões são geradas para até 15 dias, com 98% de acerto para as 48 h, chegando a 70% com cinco dias.