O que é considerado canil clandestino?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Entrevista. Totós da Teté – O que configura um canil clandestino? O canil clandestino funciona sem licença. Não tem alvará de funcionamento da prefeitura e licenças sanitárias que são exigidas para esse tipo de atividade.

A situação pode ser evitada caso as pessoas que abrigam em suas casas ou apartamentos mais de cinco cães e gatos solicitem junto ao município autorização de canil ou gatil, conforme a Lei Complementar 694/12.

Artigo 1º – É proibido manter e criar animais domésticos como gatos e cachorros, ente outros, presos em correntes 24 horas por dia. Fica proibido também deixá-los em espaços que prive sua livre movimentação.

Para Braun, a fiscalização dos canis e gatis deve ser realizada pelo CRMV, através do Responsável Técnico de cada um desses estabelecimentos, exigindo de cada um a garantia do bem-estar e de saúde plena do animal, como é preconizado na Resolução 1.236/2018, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que norteia ...

Canil para cachorros grandes: um espaço de 4 metros quadrados é suficiente para o cachorro se sentir confortável, sem sobrar espaço demais para ele ou de menos para quem for limpar. Canil para cachorros médios: a área interna ideal gira em torno de 2,25 metros quadrados para os cães se sentirem confortáveis e seguros.

Recomenda-se que esses abrigos apresentem um espaço de 8 m de comprimento por 2 m de largura, para cada dois cães de médio a grande porte, sendo que você nunca deve colocar dois machos juntos. Desses 16 m2, um espaço de 2 m por 2 m servirá para a área coberta e o restante para o solário.

2,10 m

A altura ideal é de, no mínimo, 2,10 m. Telhado: Para um maior conforto térmico para o pet, use telhas de barro. Deixe pelo menos 1 metro de telhado cobrindo a área externa. Esse ponto será a área de alimentação do pet.

A recomendação do juiz para quem se sente incomodado é tentar contornar a situação amigavelmente antes de procurar a Justiça, o que dificilmente acontece. Ao invés do caminho pacífico, as pessoas incomodadas preferem arcar com prejuízos ou mesmo fazer com que o dono do animal perceba o incômodo de outra forma.

Para exercer a atividade de forma legal, é fundamental que as empresas ou criadores tenham alvará de funcionamento e toda a documentação exigida pelo município para funcionar. Os animais devem ficar em local com espaço adequado, de acordo com o seu porte, garantindo alimentação, conforto térmico e segurança.

No canil precisa ter um espaço separado para o banho e tosa, a maternidade, além de um espaço onde o veterinário consiga atender da melhor forma os cachorros, sem ser atrapalhado pelos seus coleguinhas. Deve ser um local grande com uma grande área externa para que os animais consigam se exercitar e brincar.

Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime e quem cometê-lo deve ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes.

Sim, cachorro pode dormir no quintal, mas para isso, o local precisa ser seguro e confortável para o pet. Se pensa em criar um local de sono para o seu peludo no quintal, certifique-se que ele não passará frio e nem muito calor, terá uma casinha aconchegante – e algo muito importante: contato com a família.

Atualmente o limite é de cinco.
O PLC, de número 1876/2021, foi discutido em uma audiência pública na Câmara de Vereadores este mês. Ele altera o artigo 29 da lei complementar número 94/2001, que trata sobre o controle de animais.

IBAMA. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou pelo email para linhaverde.sede@ibama.gov.br.

Continuar lendo É crime ter canil?