O que é considerado caminhada?

Perguntado por: aguimaraes6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Voltando ao que define a caminhada: ato de andar sem interrupções, de modo que a intensidade desse andar deva ser de intensidade moderada a forte. É importante ressaltar que a intensidade moderada não é a mesma para todas as pessoas.

A caminhada é um exercício aberto a qualquer pessoa fisicamente sadia e sem problemas articulares. Entre os exercícios aeróbicos, a caminhada é, sem sombra de dúvida, a modalidade que reúne o maior número de qualidades, além de ser a mais segura do ponto de vista cardiovascular e ortopédico.

Praticada a um ritmo ligeiramente mais rápido do que a velocidade natural quando estamos apenas andando (cerca de 5 km/h) e um pouco abaixo de uma caminhada intensiva (cerca de 8km/h) a caminhada leve é o esporte mais simples de se praticar, pois não demanda um grande esforço!

A caminhada feita de modo regular controla a pressão, diabetes, protege contra demência e ainda emagrece.

Melhora o humor e diminui o estresse
Os efeitos da caminhada também incluem a saúde mental. O relaxamento, a sensação de bem-estar e a regulação do humor são exemplos disso. Caminhar, mesmo que alguns minutos por dia, acalma a ansiedade e melhora o seu humor, principalmente se estiver caminhando na natureza.

Nesse sentido, um estudo da Escola de Economia de Londres, no Reino Unido, apontou que caminhar de forma acelerada pelo menos 30 minutos por dia é mais eficaz na perda de peso do que malhar ou praticar outros esportes.

Caminhar de forma correta é diferente de correr certo, mas, para as duas práticas, algumas dicas podem contribuir: Braços e pés precisam se movimentar alternadamente e de forma ritmada uns com os outros. Alinhe quadril, joelhos e pés. O pé deve ser retirado completamente do chão, bem como colocado em cada passada.

A caminhada vigorosa ou intensa é uma forma de caminhar com maior velocidade, por isso, queima mais calorias que o nível 2 de caminhada. O ritmo é extremamente rápido, de cerca de 7 a 9,5 quilômetros por hora.

O ideal é caminhar pelo menos 50 minutos quatro vezes por semana. E não esqueça antes de fazer alongamento e aquecer os músculos, pois muitas pessoas acreditam que o exercício não precisa desses cuidados prévios, mas isso não corresponde à realidade.

Caminhar 30 minutos aumenta o fluxo sanguíneo para áreas tensas e ajuda a fortalecer os músculos ao redor das articulações.

Caminhar é geralmente considerado um ótimo exercício para os glúteos, isquiotibiais e quadris – mas de acordo com a treinadora de caminhada e treinadora certificada pela ACE Michele Stanten , caminhar também desafia alguns grupos musculares inusitados.

4,5 km

O cálculo é simples: a velocidade média de caminhada é de 4,5 km por hora.

De acordo com o NHS, serviço público de saúde britânico, a recomendação é de que todo mundo faça de 150 a 300 minutos de atividade física que aumente a frequência cardíaca semanalmente — ou de 75 a 150 minutos de atividade vigorosa por semana.

Quantos passos são necessários? Diferentemente da sugestão dos 10 mil passos ou 8 km diários, a ciência mostra que 30 minutos por dia ou 150 minutos semanais de caminhada são o suficiente para melhorar a qualidade de vida.

Para que a caminhada tenha um bom efeito sem prejudicar a sua saúde, ela deve ser feita de duas a três vezes por semana, por meia hora em cada vez. De maneira suave, sem forçar o passo e o seu organismo, os resultados virão.