O que é considerado barriga de avental?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

O que é Barriga de Avental? Barriga de avental é um nome dado ao excesso de sobra de pele que sobressai na região do abdômen. Ela é caracterizada por ter a parte de baixo da barriga mais caída, fazendo a dobra, parecendo um avental, essa barriga possui uma fraqueza muscular e a pele é mais fina.

Pacientes com diástase abdominal acima de quatro centímetros apresentam sobra de pele e essa condição pode, então, ser corrigida com a abdominoplastia.

7 exercícios para flacidez na barriga

  1. Abdominais. ...
  2. Abdominal canivete. ...
  3. Elevação de pernas. ...
  4. Abdominal na roldana alta. ...
  5. Oblíquo na roldana alta. ...
  6. Oblíquo no banco. ...
  7. Treino geral.

Barriga de avental é um nome dado ao excesso de sobra de pele que sobressai na região do abdômen. Ela é caracterizada por ter a parte de baixo da barriga mais caída, fazendo a dobra, parecendo um avental, essa barriga possui uma fraqueza muscular e a pele é mais fina.

Barriga avental e caída
Essa diástase também pode estar associada ao excesso de peso. No entanto, na maioria dos casos, não é o excesso de gordura que resulta no aspecto avental, e sim, o alongamento residual severo e a flacidez muscular.

A diástase do músculo reto abdominal (DMRA) é uma condição que ocorre quando os músculos retos abdominais se afastam, criando uma abertura entre eles. É comum em grávidas devido à pressão do útero e ao crescimento da barriga, mas também pode ocorrer em pessoas que ganharam ou perderam peso rapidamente.

Estando a paciente bem, ela pode retornar às atividades gradualmente após os cerca de 40 dias do resguardo, 6 semanas, que na verdade podem se estender caso a caso.

O diagnóstico da diástase é realizado pelo cirurgião plastico através do exame físico do paciente ou com a realização de exames como ultrassonografia de parede abdominal, que irá mensurar o quanto de abertura a musculatura possui.

A abdominoplastia é uma técnica que vem sendo cada vez mais utilizada para tratar a diástase abdominal. Geralmente, esse procedimento é indicado em casos severos nos quais não é possível reverter o quadro com exercícios ou intervenções não invasivas, e a única opção é a cirúrgica.

Sim, é possível fazer Abdominoplastia pelo SUS, porém há inúmeras limitações devido à escassez de vagas e recursos do próprio sistema público de saúde.

Alguns truques para garantir que isso aconteça são: Utilizar colares mais chamativos, blusas com decote em V, o uso de cachecóis, golas e pashminas e escolher para a parte de cima, peças que tenham detalhes como bordados, estampas… Deixando para a parte de baixo as cores mais escuras e lisas.

COMBATENDO A FLACIDEZ NA BARRIGA
A primeira coisa que você precisa saber é que, antes de tonificar os músculos dessa região, você precisa perder gordura. Para isso é importante apostar em exercícios com alta queima calórica que irão te ajudar a acelerar o processo além, claro, de investir em uma alimentação balanceada.

Consiste em colocar a mão (ou mãos) no espaço entre a barriga e o seio. Conforme a barriga descer, o espaço entre o seio e a barriga ficará maior, e será notado pela necessidade de colocar mais um dedo ou até mesmo a outra mão para preencher a lacuna.

Por isso, todos os planos de saúde, incluindo o SUS – Sistema Único de Saúde – que se trata de um órgão público e completamente gratuito, são obrigados a cobrir a cirurgia plástica abdominoplastia, nesses casos.

Um teste bastante simples pode ajudar a descobrir qual seu tipo de gordura da barriga: basta usar os dedos indicador e polegar como pinça e pressionar “beliscando” a região e sentir se a adiposidade em excesso é flácida ou rígida.

Não é recomendável o uso da cinta modeladora todos os dias, pois pode comprimir demais a região abdominal, dificultando a digestão e até mesmo a respiração.

Apesar de não ser recomendada por especialistas, muitas mulheres usam cinta após o nascimento do bebê Atualmente, o uso não é recomendado para nenhuma grávida ou mulher no pós-parto, a não ser em casos especiais, como a presença de diástase (distensão) abdominal muito grande ou hérnia umbilical.

Principais benefícios do uso da cinta modeladora

  1. Ativa a circulação sanguínea. ...
  2. Reduz as medidas da cintura. ...
  3. Ajuda a queimar gordura. ...
  4. Melhora a postura. ...
  5. Acelera a recuperação pós-cirúrgica. ...
  6. Sustenta a barriga na gravidez e no pós-parto. ...
  7. Deixa você mais sensual.

Já nos casos em geral, o indicado é evitar qualquer tipo de atividade que exija esforço excessivo dos músculos abdominais, pois o aumento da pressão intra-abdominal pode piorar a Diástase e colaborar para o surgimento de hérnia na parede abdominal.

“Casos mais graves podem estar relacionados com a dor e até dificuldade de locomoção, mas geralmente a principal condição da diástase abdominal é a saliência da parede abdominal”, ressalta a especialista em cirurgia plástica.