O que é considerado bagagem de mão no avião?

Perguntado por: enogueira9 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

A bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm X 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos). É preciso respeitar também o peso limite: 10 kg para voos dentro do Brasil ou que tenham o país como origem ou destino.

Quais são as medidas obrigatórias da bagagem de mão? Para embarque nacional, as malas devem ter as seguintes medidas: 55 cm de altura x 35 cm de largura x 25 cm de profundidade, seguindo os limites da IATA, sigla em inglês da Associação Internacional de Transporte Aéreo.

Em voos domésticos e internacionais partido de aeroportos brasileiros, a mochila para ser considerada bagagem de mão, deve medir no máximo 55 x 35 x 25 cm (altura, largura e profundidade), incluindo bolsos, rodas e alça e não pode pesar mais que 10Kg .

A bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm X 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos). É preciso respeitar também o peso limite: 10 kg para voos dentro do Brasil ou que tenham o país como origem ou destino.

A resposta é sim, é-lhe permitido levar perfumes para a cabine do avião e levá-los consigo na sua bagagem de mão.

A bagagem de mão de até 10 kg faz parte das regras de embarque para voos domésticos e internacionais. Caso a mala do passageiro ultrapasse esse limite, é necessário pagar uma taxa para que a ela seja despachada no compartimento de cargas do avião.

Itens que não pode levar na mala de mão:

  • Armas.
  • Objetos pontiagudos ou cortantes.
  • Ferramentas de trabalho.
  • Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis.
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos.
  • Nos voos internacionais, frascos de líquidos com capacidade superior a 100 ml também não são admitidos.

Isso porque até os quilos excedentes têm um limite. Caso exceda esse teto, a bagagem não poderá ser despachada e deverá ser enviada pelo serviço de carga da companhia. Ou ainda poderá ser dividida em dois volumes, desde que sejam pagas as taxas pelo número de volumes e/ou excesso de peso.

É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene.

Franquia de bagagem de mão
Mas como funciona a franquia de mala de mão? Após nova regulamentação da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), a franquia para viagens nacionais ou internacionais passou a ser de 10 kg. Esse limite é válido para AZUL, GOL, LATAM e VOEPASS.

Simples de usar, basta pendurar a bagagem de mão no gancho, levantá-la e, assim, identificar o peso correspondente. Se passar de 10 kg, já sabe: alguns itens vão precisar ser retirados ou a mala será despachada.

Sim, além da mala de bordo, você pode embarcar com um objeto pessoal, que pode ser bolsa, mochila ou sacola pequena com as medidas máximas de 35 x 20 x 45 cm.

Pode levar mala e mochila na bagagem de mão? Sim. Como a bagagem de mão dá direito a uma mala e a um item pessoal, que já costuma ser uma mochila, você pode viajar com os dois.

10kg

Por outro lado, as malas devem respeitar as medidas máximas de 35 x25 x e 55cm – levando em conta aspecto de comprimento, altura e largura. Outro aspecto que deve ser respeitado é o peso da mochila, que deve conter, no máximo, 10kg.

Peso da bagagem da mão
O peso máximo permitido na sua bagagem de mão pode variar de acordo com a cia aérea. Voos nacionais | a ANAC define que o peso máximo da bagagem de mão é de até 10kg. A regra se aplica para as cias Azul, Gol e LATAM. Então já sabe: para qualquer voo dentro do Brasil, não ultrapasse os 10kg.

Segundo a Anac, itens em forma líquida e pastosa, como xampus, condicionadores, cremes e similares podem ser levados sem restrição na mala de mão em voos domésticos, porém em voos internacionais há limite de até 100ml por embalagem.