O que é considerado anemia?

Perguntado por: lxisco7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

Anemia é a diminuição do número de eritrócitos, conforme medido pelo teor de hematócritos ou hemoglobina nos eritrócitos. Em homens, define-se anemia como qualquer um dos seguintes: Hemoglobina < 14 g/dL (140 g/L) Hematócrito < 42% (< 0,42)

Nas anemias crônicas, a baixa na produção de hemoglobina provoca palidez cutânea e nas mucosas, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia, porque o coração é obrigado a bater mais depressa para garantir o fornecimento ...

As pessoas com anemia podem se sentir mais cansadas do que o normal, pois o seu coração deve trabalhar mais para suprir o oxigênio ao seu corpo. A fadiga, a falta de ar, a pele pálida, a perda de peso, podem ser os sintomas da anemia, mas não são muito específicos.

No geral, manifesta-se dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, inchaço nos pés, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.

Os principais sintomas de falta de ferro são:

  1. Cansaço excessivo.
  2. Pele, pálpebras e gengivas pálidas.
  3. Dificuldade de atenção e de aprendizagem.
  4. Queda de cabelo ou fios fracos e quebradiços.
  5. Síndrome das pernas inquietas.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Evitar alimentos que diminuem a absorção de ferro
Além disso, deve-se evitar também a ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, chá preto, chá-verde, chá mate e chocolate, pois esses alimentos também diminuem a absorção de ferro.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

O tipo de anemia mais comum é causado por falta de ferro, ao passo que os outros tipos são causados por falta de vitamina B12 ou folato. Este tópico trata da anemia por carência de vitamina B12 e folato. A carência de vitamina B12 ou folato é mais comum em pessoas com mais de 75 anos.

Os doces oferecem energia de forma simples, mas também contêm muitas calorias. Essas calorias, associadas à falta de atividade física da pessoa com anemia tende a engordar, principalmente enquanto não se corrige a anemia.

Então, ao praticar uma atividade física, a pessoa com anemia vai ter uma queda no seu rendimento, além de se sentir mais cansada, mesmo quando for realizar algum tipo de esforço que já está habituada e que costuma fazer com frequência.

Anemia no trabalho
Como sabemos que a anemia pode afetar a nossa energia e disposição, é claro que o rendimento no trabalho pode cair bastante. A anemia pode fazer você se irritar mais facilmente e não ter foco nas coisas que devem ser feitas. A partir daí, você começa a ter problemas com a comunicação no serviço.

Laboratorialmente, definimos anemia como hemoglobina menor que 12 g/dl em mulheres ou 13 g/dl em homens. Na gravidez existe anemia relativa, por hemodiluição, além daquela por carência nutricional, principalmente, por deficiência de ferro e ácido fólico.

A dor é geralmente nos ossos das costas, do peito, da barriga, dos braços ou das pernas. Pode ser leve ou intensa e durar de horas a dias. Pode haver outros sintomas além das dores, incluindo: Febre.

Alguns estudos revelam que os pacientes com anemia apresentam alterações na retina, uma fina película de tecido nervoso que fica dentro dos olhos e que é responsável por enviar as imagens que enxergamos para serem processadas em nosso cérebro.

O principal exame realizado para identificar a anemia é o exame de sangue, o qual avalia a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Os valores indicativos de anemia são: para homens abaixo de 14g/dL e no caso das mulheres 12 g/dL.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro.

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

Comprimidos de ferro são melhor absorvidos em um ambiente ácido. Tomar ferro com um comprimido de 250 mg de vitamina C ou suco de laranja pode aumentar a absorção de ferro.

Ao contrário do que muitos acreditam, a beterraba não é um alimento rico em ferro, por isso, a sua contribuição é pequena e ela não serve para combater a anemia.

Sim, o ovo é uma ótima fonte de nutrientes para quem passa pelo problema. A anemia é uma condição causada pela deficiência de ferro no organismo, e a gema do ovo é rica nesse mineral. Em sua tabela nutricional, você encontrará outras vitaminas e minerais essenciais para a saúde, como a vitamina B12.