O que é considerado alto grau de imunossupressão?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Uma terceira dose da vacina contra a covid-19 está disponível para maiores de 18 anos com alto grau de imunossupressão, ou seja, pessoas com o sistema imunológico debilitado por uso de medicamentos ou por causa de alguma doença crônica ou congênita devem receber um reforço vacinal.

Pessoas com baixa imunidade, consideradas imunossuprimidas, apresentam enfraquecimento do sistema imunológico, seja por algumas doenças, por uso de medicamentos ou pela realização de procedimentos médicos. Por isso, são mais vulneráveis a infecções que podem se tornar graves.

A IMUNOSSUPRESSÃO É UM FACTOR DE RISCO PARA O LINFOMA NÃO-HODGKIN. As infecções bacterianas estão muito menos vezes associadas ao linfoma não-Hodgkin do que as infecções virais. Nos indivíduos imunocomprometidos, cujo sistema imunitário está enfraquecido, o risco de desenvolvimento de linfoma não-Hodgkin é mais elevado ...

A imunossupressão também pode ocorrer como reação indesejável de um medicamento ou terapia. O esquema terapêutico mais utilizado atualmente é a combinação de inibidor de calcineurina com micofenolato e prednisona.

As alterações incluem: leucopenia, trombocitopenia, anemia megaloblástica ou normocítica e pancitopenia.

No geral, pessoas imunossuprimidas costumam ter infecções com mais frequências, e também maior dificuldade em tratá-las, pois bactérias, vírus, parasitas e fungos (os causadores de infecções) se espalham com mais facilidade naqueles que possuem sistemas imunológicos enfraquecidos.

São eles os idosos, gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pessoas com alto grau de imunossupressão. No caso da imunossupressão, ela abrange um amplo espectro de causas, podendo se originar com doenças autoimunes ou mesmo a partir do uso de determinados medicamentos.

Os pacientes imunocomprometidos são aqueles cujos mecanismos de defesa (sistema imunológico) estão comprometidos. É comum em pacientes oncológicos, soropositivos ou transplantados. Grupo considerado extremamente de risco são os pacientes com transplante recente de medula óssea.

O imunossuprimido é aquele indivíduo que, por ação de algum medicamento (quimioterápico por exemplo), tem um reação adversa, a redução do seu sistema imunológico. Já o imunodeprimido, tem o sistema imunológico afetado por patologias.

Os medicamentos imunossupressores são aqueles que inibem ou amenizam as ações do sistema imunológico. Dentre os mais comuns estão: sirolimo, ciclosporina, everolimo, azatioprina, prednisona, tacrolimo, micofenolato mofetil e micofenolato sódico.

Certas condições, inclusive, como o lúpus, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, entre outras, se encaixam no grupo prioritário destinado às pessoas com comorbidades incluídas no plano de vacinação emergencial do Ministério da Saúde.

A droga deve ser administrada após a refeição.

Os principais fatores que levam à imunossupressão oncológica são: a remoção de órgãos e tecidos afetados pelo câncer (efeito citotóxico), a quimioterapia e a radioterapia. É importante lembrar que a imunossupressão oncologia não é uma doença, mas sim um efeito colateral do tratamento do câncer.

Como outros exemplos de doença autoimune, podemos citar: lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjogren, espondilite anquilosante, polimialgia reumática, alopecia areata, doença de Crohn, vitiligo e psoríase.

Os imunossupressores são medicamentos que evitam a rejeição do órgão transplantado. O nosso sistema imunológico reconhece, defende e protege o nosso organismo contra infecções, e rejeitam tudo o que é estranho, o órgão transplantado é visto pelo sistema imune como algo estranho não pertencente ao “seu organismo”.

Em linhas gerais, nas órgão-específicas, a pessoa com doença autoimune será tratada pela especialidade médica que lida com aquele órgão agredido. Já no caso das não órgão-específicas, os cuidados são conduzidos por um reumatologista.”

Em caso de necessidade de medicamentos mais fortes, podem ser empregados os imunossupressores, como o alentuzumabe, ocrelizumabe ou caldribina.

Os imunossupressores mais conhecidos e usados são a Azatioprina (Imuran), a 6-Mercaptopurina (Purinethol), o Metotrexate (Metotrexate) e a Ciclosporina (Sandimmun). A Azatioprina e a 6-Mercaptopurina são os mais utilizados em todo o mundo.

*Eles apresentam também uma ação anti- inflamatória e imunossupressora, ou seja, eles diminuem a capacidade de defesa do organismo, impedindo uma resposta exa- gerada do organismo contra agentes a- gressores. Corticoides podem ser uti- lizados como medi- camentos? SIM!