O que é conselheiro relator do INSS?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Conselheiro relator apresenta o relatório e profere seu voto. A decisão pode ser: Quando é verificada pelo colegiado a necessidade de complementação de informações para o convencimento dos Conselheiros quanto ao voto a ser proferido.

85 dias

Neste processo, a Previdência tem até 85 dias para dar uma resposta. Esse período é contado a partir do dia em que o seu recurso for protocolado. Caso o órgão não dê resposta até esse prazo máximo, então é possível fazer uma reclamação formal na ouvidoria pelo site ou pelo telefone do INSS 135.

18 meses

Em média, o processo na Justiça contra o INSS dura 18 meses. Porém, é preciso analisar com seu advogado o período aproximado que duram os processos judiciais na sua região ou Estado. Mesmo assim, existem processos que são mais complexos, precisam de perícias e outras questões que podem atrasar o andamento.

O prazo de 30 (trinta) dias estabelecido pelo Código de Processo Civil, que deve proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz pode prorrogar o prazo por igual período, poderá levar até 60 dias.

Art. 931. Distribuídos, os autos serão imediatamente conclusos ao relator, que, em 30 (trinta) dias, depois de elaborar o voto, restituí-los-á, com relatório, à secretaria.

CONCLUSO AO RELATOR quer dizer, então, que o processo está sob os cuidados do desembargador, para análise. Mas lembre-se: isso não quer dizer que o processo foi encerrado ou concluído. É a resposta que a empresa dá ao Juiz sobre o que foi dito na petição inicial apresentada pelo empregado.

Para consultar o andamento do recurso no INSS e saber se o seu pedido foi aceito, é necessário acessar o Portal do Meu INSS com o seu CPF e a senha ou ligar para o telefone central do órgão. Através do site, a consulta é ainda mais rápida. Basta acessar os recursos feitos e encontrar o andamento de todos eles.

Significa que, durante a sessão, o processo foi retirado da lista de casos que seriam julgados. Normalmente isso ocorre para que seja realizada alguma providência necessária ao andamento do processo.

Problemas nos documentos apresentados pelo segurado
De todos, esse é o problema mas recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.

Quanto tempo demora para receber a carta de concessão? Após a liberação do seguro pelo INSS, os Correios têm até 30 dias para entregar o documento em sua residência.

O encaminhamento ao CRPS significa que seu recurso foi enviado para a instância administrativa superior; Os prazos para os recursos administrativos ao INSS são em dias corridos.

O prazo para realizar o procedimento poderá ser, em média, de 10(dez) dias a contar da disponibilização do Alvará pela Justiça do Trabalho.

Após o prazo decadencial de 10 anos previsto no artigo 103-A da Lei n° 8.213/91, é vedado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) rever as condições de concessão de benefício, tais como a preexistência de incapacidade relativamente à aposentadoria por invalidez.

Contestação da perícia (talvez não aconteça por não precisar da perícia): 30 dias; Depoimento de testemunhas (se for preciso) em outro lugar (cidade ou estado diferente): cerca de 90 dias: Prazo para razões finais (informações finais trazidas pelo advogado e pelo INSS): 45 dias; Prazo para sentença: entre 3 e 6 meses.

O relator é um membro da comissão, designado pelo respectivo presidente para elaborar parecer, no prazo de cinco dias úteis, sobre o projeto de lei. O parecer é discutido e votado pela comissão e, se for aprovado, torna-se o parecer dela.