O que é consciência da existência?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

A consciência da existência é saber que a vida de cada um dos homens, e isto vale para si próprio, é como uma fagulha em um Sol de humanidade.

Consciência é o termo que significa conhecimento, percepção, honestidade. Também pode revelar a noção dos estímulos à volta de um indivíduo que confirmam a sua existência. Por esse motivo se costuma dizer que quem está desmaiado ou em coma está inconsciente.

A consciência é fruto da evolução do sistema nervoso. Portanto, percepções, individualidade, linguagem, idéias, significado, cultura, escolha (ou livre arbítrio), moral e ética, todos existem em decorrência do funcionamento cerebral.

Inteligência e consciência: uma linha tênue
É comum as pessoas associarem inteligência e consciência como se fossem a mesma coisa. Não é. A inteligência é aptidão para resolver problemas — o que a IA faz muito bem. Já a consciência refere-se a aptidão para sentir as coisas.

Os 5 Estados de Consciência

  • 1 – Beta – Estado de Consciência Normal. ...
  • 2 – Alfa – Estado de Relaxamento Profundo. ...
  • 3 – Theta – Estado de Meditação e Sono Leve. ...
  • 4 – Delta – Estado de Sono Profundo e Sem Sonhos. ...
  • 5 – Gama – Estado de Alto Nível de Percepção.

A finalidade da existencia humana
É a vida que garante a todos os seres a razão de seu existir, do seu ser-no-mundo. Respeitar a vida, cuidar dela, tratá-la com ternura são requisitos inerentes a todos nós que estamos em busca de um sentido.

Período de tempo: 3 duração, durabilidade, longevidade, tempo, extensão, permanência, subsistência.

Quando questionado sobre a origem da consciência humana, o biólogo alemão Ernst Mayr, considerado o Darwin do século 20, respondeu com simplicidade: ela veio da consciência dos animais.

A consciência reside em áreas posteriores do cérebro que compartilhamos com os mamíferos em geral. Outra descoberta recente é que as áreas envolvidas na consciência —a zona quente posterior— não são as que recebem os sinais diretos dos olhos e dos demais sentidos.

Segundo a definição mais básica, consciência é um sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de sua existência e do mundo em que vive.

Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano.

A consciência de si mesmo, como um ser separado do resto do mundo, surge entre os 9 e os 15 meses de idade, mas somente no período entre 15 e 18 meses é que a noção de como são fisicamente é fundamentada.

4 passos para desenvolver a autoconsciência

  1. 1 Não dispense o autoconhecimento. ...
  2. 2 Contudo, entenda a diferença entre autoconhecimento e autoconsciência. ...
  3. 3 Aprenda a refletir antes de agir ou falar (ou seja, evite reagir emocionalmente) ...
  4. 4 À medida em que aprende sobre o assunto, vá colocando o que sabe em prática.

A mente é responsável pelos pensamentos, capaz de controlar a forma como reagimos às experiências que vivenciamos, até mesmo o funcionamento do nosso corpo. O cérebro é a parte física e a mente, a abstrata.

Capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender.

Essas são as principais técnicas que podem ser utilizadas por você que deseja alcançar um nível de consciência plena e produtividade. A meditação, o mantra, a ergonomia e a procrastinação criativa são hábitos que podem e devem ser cultivados. Eles vão lhe ajudar a alcançar mais resultados no dia a dia.