O que é Consagre ao Senhor?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Dedicar a Deus: consagrar uma pessoa; consagrar a igreja ao Senhor; consagrar-se na fé.

Basicamente, a pessoa deve comungar na Missa (supondo que ela também já tenha se confessado previamente) e fazer a recitação da fórmula da “Consagração de si mesmo a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, pelas mãos de Maria”, descrita no final do livro do Tratado.

Provérbios 16:3 NVI
Consagre ao SENHOR tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.

O que a palavra consagrar significa? (Significa separar ou dedicar algo para o serviço do Senhor.) O que é a lei da consagração? (É uma maneira organizada de as pessoas consagrarem o tempo, talentos e posses à Igreja, para a edificação do reino de Deus e para servir aos Seus filhos.)

Só quem é ordenado tem o poder de consagrar. O leigo ficou excluído, mesmo sendo coordenador. Agora há a ordem laica e a sacerdotal.

Enquanto a consagração envolve renunciar a tudo o que não está em conformidade com a vontade de Deus, o jejum envolve especificamente a abstinência de alimentos ou outras necessidades físicas.

O Salmo 37, fala da confiança no Senhor. Esta confiança tem como consequência a felicidade e a ajuda de Deus. Mas é uma confiança que envolve entrega da tua vida nas mãos do Senhor.

Deus Pai e Jesus Cristo, peço que abençoe minha relação amorosa (nomes do casal). Derrame teu Espírito neste momento, e eu oro para que fales a mim e através de mim, ao abençoar esse casal. O Senhor uniu esse casal com a tua habilidade divina e permitiu que eles se casassem, tendo um grande plano para o seu futuro.

A consagração acontece por meio da realização dos votos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, por meio de uma Congregação Religiosa, como a dos Irmãos Maristas. Viver a vida religiosa não é abandonar, mas sim se tornar mais completo.

Devemos Orar Quando Jejuamos
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

A data não pode ser muito próxima, pois antes de fazer a consagração é preciso fazer uma preparação de trinta dias. Esta preparação pode ser feita somente recitando as orações indicadas no Tratado (cf. TVD 227-230).

"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão."

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

Provérbios 16:3 - ¶ Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. A Bíblia sabe que precisamos de um confidente, porque somos seres sociais. É neste contexto que ela recomenda: “Confia ao Senhor as tuas obras e teus pensamentos serão estabelecidos.” (Provérbios 16:3).

A Consagração ou sua renovação é um ato particular, porém, a preparação pode ser feita em pequenos grupos. A Consagração ou sua renovação deve ser feita, preferencialmente, durante a Santa Missa, com a leitura da oração após a homilia ou comunhão.

Éum costume piedoso na Igreja Católica: fazer uma breve oração interior no momento em que o padre eleva a hóstia consagrada e o cálice na Missa. De fato, é nesse momento que a hóstia, pelo poder de Deus, se torna o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Jesus Cristo.

Pela profissão religiosa, a pessoa deixa, por opção, o mundo secular e entra no mundo sagrado. A pessoa consagrada agora pertence totalmente a Deus e é dedicada somente para o culto e a adoração de Deus. A pessoa consagrada vive e respira somente para Deus, num ato contínuo de liturgia.

Como servir à Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  1. Conheça mais sobre o Senhor. ...
  2. Obedeça aos seus mandamentos. ...
  3. Exerça o amor ao próximo. ...
  4. Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  5. Tenha alegria em servir à Deus. ...
  6. Glorifique a Deus com suas ações.

Se o Sacerdote celebrante muda voluntariamente, no todo ou em parte, a fórmula da Consagração, nas palavras que são consideradas essenciais para isso, a Consagração é inválida. Se o Sacerdote celebrante mudar a fórmula da Consagração nas partes que não são essenciais, a Consagração seria válida, mas ilícita.

A oração e o jejum podem ajudar a fortalecer a nós mesmos e a nossa família. Nossas orações em busca de orientação possuem maior poder, pois o jejum enfatiza a sinceridade com que as fazemos. Além disso, ao orarmos e jejuarmos, afastamo-nos das coisas do mundo e reconhecemos nossa dependência do Senhor.

17. Que frutos produz a nossa consagração? Se formos fiéis à nossa consagração a Maria, recorrendo a ela constante e filialmente, logo experimentaremos os maravilhosos frutos de santidade e configuração a Cristo que esta devoção produz.