O que é conotativa e denotativa?

Perguntado por: lescobar8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

A conotação se refere aos sentidos, associações e ideias que vão além do sentido original da palavra. Já a denotação, se refere ao significado mais objetivo e comum de um termo.

DENOTAÇÃO, “sentido denotativo, sentido literal” é a linguagem que utiliza as palavras e expressões com o sentido próprio, real (conforme o dicionário), habitual. A denotação é uma linguagem referencial, informativa, usada com o objetivo unicamente de informar, portanto é desprovida de emoções e sentimentalismos.

Quando uma mensagem está em sentido literal, ou seja, de acordo com o significado do dicionário, ela é chamada de denotativa.

Sentido denotativo é o uso do literal ou real da linguagem. Ou seja, é aquele que não proporciona espaço para outras interpretações, sendo, portanto, objetivo e preciso. É o sentido que encontramos nos dicionários — o sentido próprio, original e direto das palavras.

Sendo assim, podemos afirmar que a denotação é o sentido exato da palavra, não dando margem a outras interpretações. Exemplos: O leão é um mamífero. Já li esta notícia na revista.

O sentido conotativo modifica o sentido denotativo (literal) das palavras e expressões, ressignificando-as. De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano.

Já a denotação se refere ao uso de uma palavra ou expressão em seu sentido literal. Confira exemplos para entender melhor: Denotação: Após jogar bola nós comemos uma pizza. Conotação: Carlos comeu bola na prova de química.

1 sentido, significação, acepção, conceito, conteúdo, implicação. Em linguística: 2 sentido figurado, sentido abstrato, sentido simbólico, sentido alegórico.

A linguagem denotativa, denotação, e a linguagem conotativa, conotação, são formas distintas de expressão: na denotação, usamos o sentido dicionarizado das palavras para passar mensagens de maneira objetiva e literal; na conotação, usamos o sentido figurado para transmitir mensagens de modo subjetivo e criativo.

A função denotativa ou referencial, também é conhecida como função informativa, pois tem o objetivo de informar. Esse tipo de função costuma predominar, por exemplo, em notícias, em textos científicos e em materiais didáticos.

As flores são muito utilizadas no sentido conotativo por sua beleza, embora também possam servir para indicar adjetivos e substantivos positivos análogos, como qualidades.

O sentido conotativo de uma palavra ou frase é aquele dado quando a palavra apresenta um sentido figurado, expressando algo além do seu sentido literal. Exemplos de frases com sentido conotativo: Joaquim tem um coração de ouro. Felipe quebrou a cara na apresentação.

Propõe-se trabalhar com os alunos a utilização das palavras em seu sentido literal (denotação) e em seu sentido figurado (conotação), abordando os contextos em que uma e outra forma são geralmente utilizadas. Em um segundo plano, pretende-se desenvolver nos alunos a habilidade de interpretar diferentes tipos de textos.

Uso da linguagem conotativa
Escritores e poetas enriquecem seus textos criando novos significados e sentidos para as palavras. Para fazer isso, geralmente, eles utilizam as figuras de linguagem (metáfora, metonímia, paradoxo, antíteses, personificação, etc.).

Denotação é o sentido literal da palavra, ou seja, o seu sentido real e que consta no dicionário. Conotação é o sentido figurado das palavras, entendeu? Por exemplo, Carolina é um flor -> Esta frase está no seu sentido conotativo.

Conotação é quando a linguagem é utilizada em seu sentido figurado, atribuindo um novo significado à palavra ou contexto específico. Denotação é quando a linguagem é utilizada em seu sentido literal e objetivo.

Conotação negativa significa palavras ou termos que são usados com conotação pejorativa que indica que seu significado deprecia daquilo que se trata o termo. No uso de conotação se apresenta uma aplicação de sentido figurativo em que a intenção do emissor da mensagem será conhecido por meio da análise textual.

As palavras denotativas (e por conseguinte as locuções denotativas) classificam-se em função da ideia que expressam: a) inclusão: ademais, até, inclusive, também. b) exclusão: afora, apesar, apenas, salvo, menos, exceto. c) explicação: isto é, por exemplo, a saber, ou seja.

O que é a Linguagem figurada:
A linguagem figurada ou sentido figurado consiste em uma ferramenta ou modalidade de comunicação, que utiliza figuras de linguagem para expressar um sentido não literal de um determinado enunciado.

Alternativa correta: d) Ele foi muito doce e atencioso comigo. O sentido figurado, chamado também de sentido conotativo, abarca o sentido subjetivo da palavra.

A função conativa, a qual também é chamada de apelativa, é uma das funções da linguagem de acordo com a gramática normativa. A conação apresenta ênfase no receptor da mensagem, ou seja, tem o objetivo de persuadir o destinatário/interlocutor e influenciar o seu comportamento.