O que é conjunção exemplos em frases?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

Exemplos de que como conjunção integrante
Já sabemos que você irá embora amanhã.

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

Conjunções são conectivos que fazem o papel de unir termos em uma oração, orações em uma frase e frases em um texto. São elas que estabelecem uma relação lógica de sentido e coesão.

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações, a segunda das quais justifica a ideia da primeira. São várias: que, pois, porque, porquanto. Normalmente este porque vem antecedido de verbo no imperativo: «Compra o casaco, porque está frio.»

Nem é uma conjunção coordenativa copulativa (ou aditiva) e corresponde à conjunção e na negativa, ou seja, equivale a e não.

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.

A conjunção estabelece a relação entre duas orações ou duas palavras que possuem o mesmo valor gramatical. Ela conecta termos que exercem a mesma função sintática e permite que a oração faça sentido e tenha fluidez.

Aparece estruturada numa ordem convencionada. Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração. Por isso é importante entender o contexto da frase e avaliar qual a ideia que essa conjunção apresenta na oração.

Então, conceituamos as conjunções como as palavras que ligam os termos entre duas ou mais orações. Representando o quadro das conjunções estão: e – nem – contudo – porém – pois – portanto – porque – mas – por isso – entretanto.

As conjunções subordinativas finais são aquelas que exprimem finalidade. Exemplos: a fim de que, para que, porque, que.

Conjunções Integrantes
São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração. Exemplos: As conjunções são: que e se. A verdade é que te amo.

Por exemplo: A sua pesquisa é clara e objetiva. Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.

Desde os tempos de antanho aprendemos que não devemos iniciar frase com conjunção. O que aprendemos é que as conjunções servem para unir frases, coordenadas ou subordinadas. O 'mas', no caso, é uma conjunção adversativa, que tem sido usada com sentido distorcido.

São conjunções conclusivas: logo, portanto, pois (depois do verbo), assim, por isso. Exemplo: “Estudei muito, por isso passei no vestibular.” – Explicativas: Indicam explicação em relação ao que já foi exposto. São conjunções explicativas: porque, pois (antes do verbo), porquanto.

As conjunções são termos usados para ligar duas orações ou palavras de mesmo valor gramatical estabelecendo uma relação entre elas. Já as locuções conjuntivas são duas ou mais palavras que possuem o valor de conjunção.

As conjunções subordinativas também podem e devem ser usadas dentro de redações. Elas servem para ligar orações subordinadas subjetivas, adjetivas e adverbiais. Dentro dos textos essas são as orações mais usuais, afinal, os períodos compostos por subordinação são muitíssimo usados na construção de nossas ideias.

As conjunções coordenativas alternativas são responsáveis por fazer a união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir a alternância de situações que acontecem separadamente, bem como a ideia de escolha entre as orações apresentadas. Exemplos: ou... ou, quer... quer, seja... seja, talvez...

Conjugação verbal é o conjunto de flexões possíveis para um verbo, de acordo com seus modos, pessoas, tempos, números e vozes.