O que é conjunção 5 exemplos?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Conjunção significa ligação, união, junção. Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio.

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

Veja alguns exemplos: apesar de, à medida que, a fim de que, à proporção que, desde que, visto que, ainda que etc. As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem.

Conjunção reúne orações ou termos em um mesmo enunciado. Ela pode ser classificada como coordenativa ou subordinativa, conforme o grau de independência entre os termos. As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado.

Então, conceituamos as conjunções como as palavras que ligam os termos entre duas ou mais orações. Representando o quadro das conjunções estão: e – nem – contudo – porém – pois – portanto – porque – mas – por isso – entretanto.

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

Conjunções proporcionais iniciam uma oração subordinada em que mencionamos um fato realizado para realizar-se simultaneamente com o da oração principal. À medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais... (no sentido de mais), quanto mais... (no sentido de tanto mais), quanto mais...

Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas. As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.

Conjunções são conectivos que fazem o papel de unir termos em uma oração, orações em uma frase e frases em um texto. São elas que estabelecem uma relação lógica de sentido e coesão.

A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.
...
Veja alguns exemplos:

  1. Como acordei tarde, cheguei atrasada no serviço.
  2. Júlia estuda muito como eu.
  3. Como foi determinado, não haverá plantão.

Os verbos indicam ação, acontecimento ou estado e devem ser flexionados de acordo com o número, a pessoa, o tempo, o modo e a voz. Os verbos são a classe de palavras que indica ações, acontecimentos ou estados. Eles flexionam de acordo com: o número (singular ou plural);

São as conjunções que introduzem as orações subordinadas, expressando a ideia de comparação entre elas. São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)… como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais).

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.