O que é conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

O conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo é aquele que se encon- tra armazenado na memória de cada indivíduo, quer se trate de conhecimento do tipo declara- tivo (proposições a respeito dos fatos do mundo), quer do tipo procedural (os "modelos cognitivos" socioculturalmente determinados e adquiridos através ...

Conhecimento Superestrutural
Que espécie de conhecimento nos permite reconhecer e “classificar” o texto em um determinado gênero textual?

O conhecimento ilocucional possibilita-nos reconhecer as intenções pretendidas pelo autor numa determinada situação comunicativa interacional. O conhecimento comunicacional refere-se ao volume de informações necessárias para que o parceiro tenha a capacidade de reconstruir o propósito da produção textual.

De acordo com o filósofo alemão, o conhecimento tem origem em juízos universais, mas também possui influência da sensibilidade. A partir da teoria de Kant, os objetos são alvo de sensações que geram impressões.

Que se refere a ou com intenção; realizado de propósito; feito propositalmente; intencionado: crítica...

Evento interacional é um conceito analítico usado no exame do modo de construção da vida de um grupo social por meio da interação, verbal e não verbal, entre seus participantes, ao longo do tempo.

O conhecimento internacional é muitíssimo importante dentro do trabalho de uma secretaria executiva, pois desta forma o empregado trabalhador terá obviamente mais conhecimento de mundo e informações que serão úteis dentro de uma organização.

A conhecimento científico é, portanto, aquele que é passível de teste, racionalmente válido e justificável e que pode ser replicado e alcançado através de estudos, observações e experimentações.

- Já o conhecimento discursivo é a sobreposição da razão às informações concretas e imediatas que recebemos, organizando-as em conceitos ou ideias gerais e, esses, articulados, podem levar à demonstração e às conclusões que se consideram verdadeiras.

b) conhecimentos discursivos: relacionados à adequação dos discursos às especi cidades do contexto de produção, incluindo-se, nesse contexto, as características dos gêneros do discurso (conteúdo temático, organiza- ção composicional e marcas linguísticas);

O conhecimento científico se baseia em experiências para testar a veracidade e a validade de uma hipótese. O conhecimento filosófico, por outro lado, possui um caráter puramente racional e lógico. Ou seja: não requer que testem a validade das hipóteses e tampouco as comprovem para a ciência.

Na leitura, o conhecimento linguístico atua de forma a permitir que o leitor estabeleça relações entre grafemas e fonemas, compreenda o sentido das palavras e das sentenças, relacione os significados entre os parágrafos e, também, faça uso de estratégias de antecipação.

De uma forma empírica, podemos afirmar que conhecimento é o fato ou a condição de saber obtida através de uma experiência, vivência, ou de uma associação. Podemos ver o conhecimento como um estado de consciência própria, sobre propriedades, sensações, comportamentos, estados dos mais variados domínios da realidade.

O conhecimento lingüístico, o conhecimento textual, o conhecimento de mundo devem ser ativados durante a leitura para poder chegar ao momento da compreensão, momento essa que passa desapercebido, em que as partes discretas se juntam para fazer um significado.

Conhecimento empírico
Esse tipo de conhecimento surge a partir da interação e observação do ser humano com ambiente que o rodeia.

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.