O que é conhecimento de acordo com a filosofia?

Perguntado por: tcarvalho . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Conhecimento filosófico é o tipo de conhecimento baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio lógico em busca do saber.

3 – Conhecimento filosófico
É um conhecimento pragmático cujo principal objetivo é encontrar explicações para os fenômenos aos quais estamos sujeitos. Alguns exemplos de conhecimento filosófico são questões referentes à existência ou não da vida após a morte ou à razão de estarmos aqui.

Resposta. Resposta: Conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.

O conhecimento em Platão está ligado à concepção de que o mundo real é o mundo das ideias, em que as experiências sensíveis não têm efetiva importância porque são subjetivas. O ideal (universal) é de fato, em Platão, o real. Nesse real, o conhecimento seria válido para todas as entidades.

O conhecimento é o conhecimento das causas - a causa material (aquilo de que uma coisa é feita), a causa formal (aquilo que faz com que uma coisa seja o que é), a causa eficiente (a que transforma a matéria) e a causa final (o objectivo com que a coisa é feita).

Conhecimento é o ato de conhecer, é ter ideia ou a noção de algo através de informações que lhe são apresentadas.

Uma definição simples para conhecimento é que ele, sozinho, é a informação processada e já transformada em experiência por uma pessoa. Dessa forma, vemos uma relação entre informação e conhecimento de forma direta.

Este conhecimento pode ser empírico (a posteriori), adquirido através da experiência, ou não-empírico (a priori), adquirido exclusivamente pela razão através da reflexão.

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico.

Existem quatro tipos de conhecimento: empírico, científico, filosófico e religioso.

A importância do conhecimento filosófico reside no fato de que ele nos ajuda a refletir e questionar a realidade em que vivemos, buscando compreender de forma mais profunda e crítica o mundo ao nosso redor e a nós mesmos.

Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação. Conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos.

O Conhecimento Filosófico é valorativo, racional(lógico), sistemático, não-verificável, infalível e exato. Já o científico é explorativo, racional-contingencial, assistemático, verificável, falível e aproximadamente exato.

A procura de Platão colabora para o surgimento da metafísica. Para Aristóteles o conhecimento se inicia a partir das sensações e sentidos. Para o filósofo, o mundo sensível é também inteligível e é a partir da memória que os indivíduos conseguem reter dados vindos do mundo das sensações.

Ou seja, ele baseava o conhecimento na experiência. Segundo o filósofo e ao contrário de Platão, o conhecimento da verdade deveria passar por dois campos de nosso saber: o intelecto puro (razão) e os sentidos do corpo.

Platão (427-347 a.C.)
Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.

O conhecimento da verdade, segundo Santo Agostinho, pode ser obtido por meio da auto-reflexão feita pelo homem e de sua interiorização em Deus. Para que possamos compreender a possibilidade do homem conhecer a verdade segundo o Filósofo, não podemos nos omitir do estudo do conhecimento de Deus.

Graus de conhecimento Em resumo, diz Locke: "Conhecimento consiste na percepção do acordo ou desacordo de duas ideias. Parece-me, pois, que o conhecimento nada mais é do que a percepção da conexão e acordo, ou desacordo e rejeição, de quaisquer de nossas ideais." (1978, IV, I, ii).

De acordo com o filósofo alemão, o conhecimento tem origem em juízos universais, mas também possui influência da sensibilidade. A partir da teoria de Kant, os objetos são alvo de sensações que geram impressões.