O que é conhecer a verdade?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada. A verdade é muitas vezes desacreditada e o ceticismo é a descrença ou incredulidade da verdade. Aquele indivíduo que tem predisposição constante para duvidar da verdade é chamado de cético.

A verdade à qual se refere Jesus é tão infinitamente superior a qualquer discurso humano que o uso do versículo para indicar algo como “estamos falando a verdade, e por isso estamos libertando vocês” é de uma prepotência sem limites.

Ao lermos João 8:32 "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" entendemos que Jesus destaca a verdade e a consequência para quem a conhece: a libertação. Quando conhecemos esta verdade, somos libertos da escravidão do pecado, por meio de Cristo.

É Jesus que, verdadeiramente, nos salva e nos liberta
Existe uma única verdade: a que vem de Deus, que ilumina e liberta, a verdade que nos arranca da escuridão do mal e nos coloca na presença do verdadeiro bem, que é Deus.

Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada. A verdade é muitas vezes desacreditada e o ceticismo é a descrença ou incredulidade da verdade. Aquele indivíduo que tem predisposição constante para duvidar da verdade é chamado de cético.

“A verdade é a correspondência do que está no pensamento com o que existe no mundo, nas coisas. É a adequação do intelecto, do inteligido e das coisas”, disse. No entanto, segundo o professor, corresponder é uma condição necessária, mas não suficiente para tornar algo verdadeiro.

É um andar humilde, despojado de orgulho. Andar humildemente com Deus é andar na dependência dele. É andar com o seu coração voltado para Ele. É andar desejando o Senhor acima de todas as coisas.

João 8 36 – Como ser liberto do pecado? Para que você seja liberto você precisa trocar de senhor. O escravo não tem poder pra isso ele precisa de um senhor que se interesse por ele. Como Jesus não é escravo do mesmo senhor já que ele nunca pecou ele pode compra-lo e adquiri-lo, pois, tem poder para isso.

“É a grandiosa verdade de que, em tudo o que Jesus veio dizer e fazer, inclusive e especialmente em Seu sofrimento e Sacrifício Expiatório, mostrou-nos quem é e como é Deus, o nosso Pai Eterno, e como Ele é completamente dedicado a Seus filhos de todas as eras e nações.

Então foi nesse ponto que Jesus disse: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32,33).

A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. Uma vida de oração inclui a exposição de suas angústias, questionamentos, agradecimentos pelas bênçãos recebidas e exaltação ao Seu nome. Por meio da oração, nós conseguimos contato com os céus, sendo ela o nosso meio de comunicação com o divino.

Ou, como perguntou Pôncio Pilatos durante o interrogatório que condenou Jesus à cruz: “Que é a verdade?” (Jo 18.38) Um versículo bíblico entrou no ambiente político durante a campanha presidencial de 2018: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Porque lhes teria sido melhor não haver conhecido o Caminho da justiça do que, depois de conhecê-lo, darem as costas ao santo mandamento que lhes havia sido concedido. Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.

A Palavra de Deus é um tesouro precioso que podemos encontrar nas nossas vidas. Quando nós baseamos a nossa existência na Bíblia, somos verdadeiramente felizes. Deus se revela a nós através da Sua Palavra. Com a ajuda da Bíblia, podemos diferenciar o certo do errado, e aprender a viver de maneira que agrada a Deus.

1. Libertar-se. Livrar a si de algo.

Se, por um lado, temos acesso a uma infinidade de informações em tempo real em qualquer parte do mundo, por outro ficamos à mercê de dados falsos e notícias inventadas.
...

  1. Desconfie sempre. ...
  2. Verifique a data da notícia. ...
  3. Leia além do título. ...
  4. Busque uma segunda fonte. ...
  5. Verifique se a fonte que divulgou é confiável.