O que é condicionamento cardiorrespiratório?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

O condicionamento cardiorrespiratório reflete a capacidade cardíaca de bombear sangue r... determinar as respostas fisiológicas de repouso e durante o trabalho submáximo ou máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, avaliar o risco de doenças cardíacas e estimar a força muscular localizada.

A aptidão cardiorrespiratória ou ACR mostra a capacidade do seu corpo de espalhar oxigênio por todos os órgãos e músculos enquanto você pratica exercícios. Avaliá-la ajuda a entender como vai o seu coração e qual a sua capacidade de fazer atividades dinâmicas, de intensidade média e duração prolongada.

Nos exercícios de baixa intensidade e longa duração predomina o sistema aeróbio e os exercícios de alta intensidade e curta duração predomina o sistema misto (aeróbio-anaeróbio) ou predominantemente anaeróbio.

O objetivo principal do condicionamento aeróbico é usar grupos musculares maiores por longos períodos, aumentando sua resistência no processo. O exercício aeróbico pode reduzir o peso, aumentar a resistência, fortalecer o coração e manter as artérias limpas.

A seguir, confira os principais exercícios que colaboram no aumento da resistência corpórea.

  • Sequência de escadas. É comum que hoje em dia, com os elevadores e escadas rolantes, poucas pessoas optem por subir lances de escadas. ...
  • Pular corda. ...
  • Ciclismo. ...
  • Corrida. ...
  • Yoga. ...
  • Natação. ...
  • Funcional.

- (Alguns dos) principais exercícios que ajudam a melhorar o funcionamento do coração são agachamento, agachamento com salto, flexão de braços, afundo, prancha, pular corda, corrida e natação. Eles também aceleram o metabolismo, caso o foco também seja o emagrecimento - responde Janaína.

A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, além de reduzir a pressão arterial e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e a melhora na circulação sanguínea.

Níveis baixos de ACR estão associados a alto risco de doença cardiovascular, certos tipos de câncer e maiores taxas de mortalidade.

A prática de exercícios diminui o risco de infarto agudo do miocárdio, aumenta a sobrevida de pessoas que já tiveram um infarto e pode interferir positivamente em fatores como hipertensão arterial, níveis de colesterol, reabilitação de pacientes pós-infarto, diabetes e obesidade.

A capacidade respiratória consiste no volume total de ar que os pulmões conseguem reter em um ciclo respiratório. Contudo, ela depende da qualidade de insuflação pulmonar e da mecânica respiratória envolvida no processo.

O profissional faz a conferência da frequência cardíaca antes do exercício, com a pessoa em repouso, sentada durante 15 segundos (PO). Logo após ela concluir o exercício, é aferido novamente (P1). Por fim, depois de 1 minuto, é feita mais uma medição (P3).

São exemplos de exercícios aeróbicos: caminhada, corrida, ciclismo e natação. Já a atividade anaeróbica, tem como características maior intensidade e menor duração (explosão) trabalhando a velocidade e a agilidade. Visa o ganho de resistência localizada, também chamada de fortalecimento muscular.

min-1) dos resultados dos testes de aptidão cardiorrespiratória entre o teste de ergoespirometria, vai-e-vem de 20 metros, teste da milha e teste de Cooper.

Quais são os tipos de condicionamento físico? O condicionamento físico integra 4 tipos: equilíbrio, flexibilidade, força e resistência. Vamos ver no detalhe o que cada um representa, exercícios adequados e seus benefícios.

Tipos de ginástica de condicionamento físico

  • Abdominais;
  • Pular corda;
  • Corrida;
  • Flexões de braço;
  • Agachamentos;
  • Bicicleta;
  • Alongamentos;
  • Entre muitos outros.

Existem exercícios para perder barriga e gordura localizada? Sim, você deve realizar no mínimo 45 minutos de cardio na academia, para queimar toda a gordura armazenada (glicogênio). Contudo, a queima de calorias não deve apenas se basear no tempo dos exercícios, mas principalmente na intensidade dos exercícios.

Enquanto o sistema cardiovascular trata que questões circulatórias como vasos sanguíneos e bomba cardíaca (miocárdio) o sistema cardiorrespiratório, ao “pé da letra”, envolve tanto a bomba cardíaca quanto os processos fisiológicos respiratórios como traquéia, brônquio, pulmão, alvéolos além da musculatura respiratória: ...