O que é concreto 3 por 1?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Concreto 3 por 1 é um tipo de concreto especializado que é produzido a partir de uma combinação de três materiais principais: cimento Portland, água e agregado.

Em sentido literal, lê-se três sobre um. Também pode-se chamá-la apenas de três.

28 a 29 mpa. ok então o procedimento vai ser o seguinte como foi feito como é feito em obra nós vamos utilizar.

Denomina-se traço bruto m ou traço não desdobrado, à proporção de agregado total (miúdo+graúdo) em relação ao cimento. Por exemplo: quando m = 3, temos um traço 1:3, e isso significa que para cada kg de cimento temos 3 kg de agregado total.

O número de sacos de cimento por 1m3 de concreto
Portanto, se dissermos "concreto dosado a 350 kg/m3 », isso significa que para 1m3 de concreto, devem ser usados 350 kg de cimento incluindo 10 sacos de cimento de 35 kg ou 7 sacos de cimento se um saco pesar 50 kg.

Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem. Já a quantidade correta de água varia porque depende da umidade da areia e da trabalhabilidade final do concreto.

Para 1 m³ de concreto, se o traço é 4,8:0,6:0,6, Isso significa 4,8 sacos de cimento, 0,6 metros cúbicos de areia e 0,6 metros cúbicos de brita.

Em geral, utiliza-se um traço composto por 1:2:3.

  1. 1 parte de cimento.
  2. 2 partes de areia.
  3. 3 partes de brita.

– 1 saco de cimento 50 kg;
4 latas de 18 litros de areia; 6 latas de 18 litros de brita; 1 lata e ½ de 18 litros de água.

Cálculo para os materiais do concreto

  1. Cimento = volume total x rendimento do cimento;
  2. Areia média = volume total x rendimento da areia;
  3. Pedra brita 1 = volume total x rendimento da pedra.

Como citado anteriormente, a unidade do fck de um determinado concreto é medida por MPa (Mega Pascal). Para projeto, usualmente este valor é aproximado para 10 kgf/cm². Por exemplo, um concreto com fck de 20 MPa tem uma resistência característica a compressão de 200 kgf/cm².

Exemplificamos: dizer que o concreto possui Fck de 25 MPa é o mesmo que dizer que o concreto possui resistência à compressão próxima de 250 kfg/cm².

O Fck do concreto é o conceito, o número que indica a sua resistência característica à compressão e que é utilizado nos cálculos estruturais. O MPa é a unidade de medida usada para exprimir os valores do FCK.

A ordem de um traço de concreto é identificada por numerais, por exemplo, um traço comum de 1:2:3 indica que a proporção é de 1 parte de cimento por 2 de areia e 3 de brita, sempre nesta sequência de materiais.

O traço sugerido para contrapiso pela NBR 13753 é de 1:0, 25:6 considerando volume de cimento, cal hidratada e areia. Sobre os diferentes tipos de contrapisos, os principais usados se dividem em contrapiso convencional, autonivelante, com argamassa pronta e com isopor (usado em isolamento térmico e acústico).

É recomendável, para a confecção do concreto, o emprego do traço (em volume) 1:2:3 que, com utilização de latas de 18 L, é o seguinte: 1 saco de cimento; 4 latas de areia; 6 latas de pedra; 1 1/2 latas de água. O rendimento deste concreto é de 8 latas, 0,15 m ou 3 m de piso (5 cm de espessura) .

Para descobrir quantidade de sacos de cimento que serão utilizados a conta é: cada saco (50kg), correspondente a aproximadamente 38 litros, vamos dividir 300l por 38litros/saco = 7,9 sacos. Isso significa que para cobrir 80m² de parede, serão necessários 8 sacos de cimento.

Logo, a proporção são 2,22 latas, ou seja, um saco de cimento de 50 kg enche pouco mais de 2 latas. Se for converter para litros ficará 2,22 * 18 L, que resulta em 40 L.

Não há segredos para entender como calcular o metro cúbico. Mas há algumas regras. Basicamente, tudo que você precisa fazer é multiplicar a altura pelo comprimento e depois o resultado, pela largura, assim: A x C x L. O resultado, será a metragem cúbica do espaço designado.

Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.