O que é oração conclusiva exemplos?

Perguntado por: aapolinario4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os conectivos que coordenam as orações conclusivas são: logo, portanto, por fim, por conseguinte, pois, então, consequentemente, etc. Exemplos: São adolescentes, logo irão namorar. Cheguei atrasada, portanto terei que aguardar que me chamem novamente.

A oração conclusiva expressa a conclusão ou a consequência lógica do enunciado na primeira oração. São conjunções coordenativas conclusivas LOGO, POIS, PORTANTO, CONSEQUENTEMENTE, POR CONSEGUINTE, ENTÃO, ASSIM, POR ISSO, DE MODO QUE, EM VISTA DISSO.

Conjunções conclusivas exprimem a conclusão de pensamento: logo, portanto, por isso, pois, por conseguinte, assim. Exemplos de conjunções conclusivas: Choveu bastante, portanto a colheita está garantida.

Conclusivas – Dão uma ideia de conclusão. São representadas pelas conjunções “logo”, “portanto”, “pois”, “por isso”: Ela é bastante educada, logo todos a admiram.

A conclusão, como o próprio nome diz, é a parte que fecha o texto. Ela deve conter uma retomada do tema abordado, uma perspectiva sobre o assunto, a análise final das informações e argumentos utilizados no texto e possibilidades para serem exploradas futuramente.

Exemplos de frases com conjunções aditivas
Gosto muito dele, bem como gosto muito de você. Não só visitei a Torre Eiffel, como também visitei o Museu do Louvre.

A oração coordenada sindética alternativa transmite ideia de alternância em relação à oração anterior. A conclusiva, por sua vez, transmite a conclusão de uma ideia expressa na oração anterior.

A conjunção POIS pode ser empregada no INÍCIO (explicativa), no MEIO (conclusiva) e no FINAL (conclusiva) da oração. POIS [conjunção explicativa] – Usa-se no INÍCIO da oração em que se justifica ideia expressa na oração anterior.

Tipos de orações coordenadas sindéticas

  • aditivas;
  • adversativas;
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

Conjunções causais
Que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que. As conjunções causais introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa, por exemplo: Não fui à aula, porque choveu. Como fiquei doente, não pude ir à aula.

Conjunções coordenativas conclusivas estabelecem relação de conclusão. As principais conjunções coordenativas conclusivas são “portanto”, “então”, “assim”, “logo”.

Locução conjuntiva

  • Conjunções aditivas - expressam soma.
  • Conjunções adversativas - expressam oposição.
  • Conjunções alternativas - expressam alternância.
  • Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
  • Conjunções explicativas - expressam explicação.

Resposta. as oraçoes coordenadas sindeticas explicativas, explicam as oraçoes e possuem conjuçoes como: porque, porquanto e pois (antes do verbo). Ja as conclusicas concluem a oraçao e possuem conjuncoes como: pois(depois do verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto.

Conjunções Explicativas são palavras que unem duas ou mais orações Coordenadas estabelecendo entre elas uma relação de explicação. São exemplos de Conjunções Explicativas: pois. que.

A conjunção aditiva e apresenta valores semânticos, como adversidade («mas», porém»), conclusão /consequência («portanto, por isso, então»).

Exprimem concessão, ou seja, traduzem algo inesperado em determinadas circunstâncias. São introduzidas pelas conjunções subordinativas embora, conquanto e as locuções ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, ainda quanto, posto que. Exemplo: Ainda que não merecesse, recebi vários prêmios.

São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

Tipos de conclusão

  • Conclusão por síntese. Sintetizar significa tornar sintético, reduzir, ou seja, resumir. ...
  • Conclusão por solução. Apesar de ter ganhado força com o ENEM, a conclusão que propõe uma solução para o problema debatido já era utilizada há muito tempo. ...
  • Conclusão por dedução.

Conjunções coordenativas conclusivas
Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc. Ex: Ele bebeu bem mais do que poderia, logo ficou embriagado.

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.