O que é conclusão final?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Conclusão é o fechamento de um trabalho, que pode ser um processo, projeto, ideia ou um texto. Em uma redação, a conclusão é uma das partes mais importantes, por ser o momento de finalizar o que foi desenvolvido no conteúdo e reforçar a ideia principal.

A conclusão é o encerramento do texto, a parte em que as ideias que foram apresentadas ao longo da produção devem ser finalizadas.

Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso.

Frases-modelo para iniciar a conclusão

  1. Em virtude dos fatos mencionados.
  2. Levando-se em consideração esses aspectos.
  3. Em vista dos argumentos apresentados.
  4. Dado o exposto.
  5. Tendo em vista os aspectos observados.
  6. Em virtude do que foi mencionado.
  7. Por todos esses aspectos.
  8. Pela observação dos aspectos analisados.

substantivo feminino Ato de concluir, de finalizar alguma coisa; finalização. Marco final; término, fim: o livro chegou à sua conclusão. Entendimento definitivo: conclusão de um tratado. Consequência de um argumento: a conclusão de um silogismo não deve ultrapassar as premissas.

Como fazer uma conclusão de um trabalho?

  1. Faça uma contextualização inicial.
  2. Descreva uma breve conclusão sobre cada seção do trabalho.
  3. Descreva de forma breve a metodologia da pesquisa.
  4. Responda o problema de pesquisa.
  5. Proponha ideias para aprofundar ou continuar a pesquisa.

4 a 6 linhas

Conclusão (4 a 6 linhas).
Entretanto, ele pode ser utilizado para qualquer dissertação: garante a organização e a coerência da estrutura da redação.

A proposta de intervenção é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem, em que o candidato deve apresentar uma solução para o problema discutido ao longo do texto. Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

Significado de Conclusões
Conclusões é o plural de conclusão. O mesmo que: fins, morais, desenlaces, ideias, teses, desfechos, epílogos, finalizações, términos.

O último parágrafo do texto dissertativo-argumentativo pode ser feito de duas maneiras: em forma de síntese ou com proposta de solução. No caso da síntese, o autor deve resumir os argumentos e repetir sua tese, concluindo o raciocínio construído desde a introdução.

Conclusão de artigo de opinião
Na conclusão, o autor reúne tudo o que foi exposto e faz um apanhado para o leitor poder organizar as suas ideias. Nessa parte, que encerra o artigo de opinião, devem ser apontados os argumentos apresentados e explicados nos parágrafos do desenvolvimento.

A conclusão do TCC será basicamente um grande resumo e os resultados de sua pesquisa, devendo retomar o assunto principal, apresentar os resultados e considerações finais do trabalho e as respostas para o problema apresentado na introdução da monografia.

Em um trabalho acadêmico ou científico podemos dizer que a conclusão vem antes da bibliografia. A conclusão normalmente deve conter um parágrafo, escrito de forma sucinta e clara, onde o objetivo é retomar a ideia principal do texto, apresentando as conclusões que se tirou a respeito do assunto.

4. Parágrafos: Uma redação de 20 a 30 linhas deve conter, no mínimo, quatro parágrafos e, no máximo, cinco. Um parágrafo para introdução, de dois a três parágrafos de desenvolvimento, e um para a conclusão.

A conclusão dos autos nada mais é do que o ato de enviar o processo ao magistrado para que profira algum ato, seja um simples despacho de andamento, uma decisão processual (interlocutória, liminar, por exemplo) ou a sentença.

Conclusão: é onde o aluno finaliza o trabalho, escrevendo seu ponto de vista sobre o assunto e as conclusões que tirou com a pesquisa realizada. Bibliografia: é a relação de todos os materiais que foram usados na pesquisa (livros, sites, revistas e outros materiais).

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Uma boa introdução precisa informar ao leitor de forma clara e objetiva o que será trabalhado no desenvolvimento e na conclusão do texto. Nela, apresentam-se os principais temas que serão discutidos ao longo do conteúdo, então deve servir como um convite para que o texto seja lido até o final.

A conclusão é o último parágrafo de seu texto e o ideal é que ele seja desenvolvido em cerca de 7 linhas. É hora de concluir o tema discutido e sugerir pelo menos uma proposta de intervenção para resolver o problema.

Geralmente o uso de 5 ou 7 linhas na introdução, 5 linhas de desenvolvimento para cada parágrafo e 8 linhas na conclusão é um bom número. Claro que o tamanho do texto depende da linha e letra do autor também, por isso dizemos que não há um número exato de linhas, e sim uma média.

A conclusão do TCC deve ser assertiva e concisa. Deve retomar os principais pontos do trabalho e apontar direções para os próximos estudos na área da pesquisa. Em outras palavras, a conclusão do TCC deve mostrar até onde a pesquisa foi e o que ela encontrou.